[weglot_switcher]

PS adia congresso nacional de maio devido à Covid-19

Numa carta enviada aos membros da Comissão Permanente, o presidente do PS, Carlos César, justifica o adiamento com a “situação de emergência e de saúde pública” que Portugal atravessa e diz que logo que as circunstâncias o permitam anunciará uma nova data para a reunião magna.
6 Abril 2020, 15h28

O Partido Socialista (PS) anunciou esta segunda-feira o cancelamento do XXIII Congresso Nacional do partido, previsto para 30 e 31 de maio. Numa carta enviada aos membros da Comissão Permanente, o presidente do PS, Carlos César, justifica o adiamento com a “situação de emergência e de saúde pública” que Portugal atravessa e diz que logo que as circunstâncias o permitam anunciará uma nova data para a reunião magna.

“Como todos compreenderão, a situação de emergência e de saúde pública que estamos a passar não aconselha – aliás, impede, por força da execução, que seria necessária, de um conjunto de procedimentos preparatórios – manter a referida data. Assim, (…) dou sem efeito a data de 30 e 31 de maio para o XXIII Congresso do PS”, lê-se na carta enviada pelo presidente do PS à Comissão Permanente do partido, a que o JE teve acesso.

Carlos César escreve ainda que, “logo que as circunstâncias o permitam, será convocada uma reunião da Comissão Nacional para definição de novo calendário e data do congresso”.

Na carta, o ex-líder parlamentar do PS deixa ainda uma mensagem de “coragem na ultrapassagem deste momento difícil” que o país está a atravessar. “Confiamos nos portugueses e no discernimento dos decisores. Vamos vencer. Em vésperas do 47º aniversário do nosso partido [dia 19 de abril], estamos, uma vez mais na primeira linha, empenhados na segurança e no futuro dos portugueses”, indica.

Recorde-se que, desde que a pandemia chegou a Portugal, o PS, à semelhança dos restantes partidos, anunciou a suspensão de eleições para as estruturas distritais, bem como congressos federativos e iniciativas previstas para o mês de abril, dando cumprimento às recomendações das autoridades de saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.