[weglot_switcher]

PS aproxima-se da maioria absoluta e Marcelo é recordista de popularidade

A sondagem é da Universidade Católica de Lisboa. Se as eleições fossem hoje, o PS estaria muito perto da maioria absoluta, com 43%. O PSD registaria praticamente mínimos históricos (30%).
  • Adriano Machado/Reuters
25 Novembro 2016, 12h30

Quase ano após o atual Governo ter tomado posse, a Universidade Católica de Lisboa divulga uma sondagem que revela que, se os portugueses fossem hoje às urnas, as suas intenções de voto iam recair para a esquerda.

O PS, o Bloco de Esquerda e a CDU somam 57% das intenções de voto, na sondagem feita pela instituição de ensino superior para a RTP, a Antena 1, o “Diário de Notícias” e “Jornal de Notícias”.

O Presidente da República sobressai na sondagem pelo recorde de popularidade. Numa escala, de zero a 20, Marcelo Rebelo de Sousa tem 16,3% e 97% avaliações positivas nesta sondagem da Católica.

Os socialistas lideram as escolhas, com 43% das intenções de voto, e os sociais-democratas atingem os 30%. No estudo divulgado pelos meios de comunicação, esta sexta-feira, o Bloco de Esquerda surge com 8%, a CDU e o CDS-PP têm cada um 6% das intenções de voto. Em relação ao PSD e CDS, os partidos da direita juntos somam 36% das intenções de voto, abaixo dos 41% de 2015.

No que diz respeito aos restantes partidos que sustentam o Governo, o Bloco de Esquerda e CDU perdem aproximadamente 2% face às legislativas do ano passado. No caso do PAN, o estudo indica que tem 2% das intenções de voto. Já os indecisos contabilizam 21%.

Questionado sobre o número de indecisos, João António, responsável pela sondagem, diz ao DN que “muitas pessoas não decidiram ainda como vão votar e muitas ainda mudarão de ideias até lá”. “Comparando estes resultados com os da sondagem realizada há cerca de um ano, num período pós-eleitoral conturbado, verifica-se que há hoje uma maior percentagem de indecisos”.

Quanto aos líderes partidários, nesta sondagem, António Costa é o mais popular, com uma nota de 12,3 e 81% de avaliações positivas. Ao atual primeiro-ministro segue-se Catarina Martins, registando 11,6 e 77% notas positivas; Jerónimo de Sousa (10,5 e 69% de avaliações positivas) e Assunção Cristas (10,1 e 70% de avaliações positivas).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.