O PS criticou as oportunidades perdidas do Governo Regional para renovar a frota pesqueira de peixe-espada preto e considera que o apoio de um milhão de euros, inscritos na proposta de Orçamento Regional para 2023, é insuficiente.
“Por inércia do Governo, os armadores não tiveram a possibilidade de utilizar fundos comunitários para a renovação da frota pesqueira do peixe-espada preto. Agora que esses apoios já não existem, o Governo Regional tenta emendar a mão, inscrevendo no Orçamento do próximo ano um milhão de euros para distribuir por 23 embarcações, verba claramente insuficiente”, disse o presidente do PS Madeira, Sérgio Gonçalves.
“O apoio a fundo perdido é de apenas 50%, portanto muito poucos armadores terão capacidade de se financiar nos outros 50% e conseguir efetivamente promover a renovação da frota”, alerta o dirigente do PS.
Sérgio Gonçalves disse que existiu uma segunda oportunidade perdida pelo Governo Regional, com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), onde o executivo teve quase 600 milhões de euros disponíveis, que não contemplaram a renovação da frota pesqueira, e também não incluíram apoios aos sectores primários e produtivos e ao tecido empresarial. Em vez disso, refere o PS, essas verbas do PRR foram na totalidade para investimento público.
O presidente do PS Madeira acusa o Governo Regional de ter as “prioridades erradas”, e lamenta que o sector da pesca, tão importante em Câmara de Lobos, e também para 250 pescadores e armadores, “sofram com essa falta de estratégia do executivo regional”.