[weglot_switcher]

PS defende “decisão corajosa” de Miguel Gouveia de dissolver Frentemar

Os socialistas afirmaram que o executivo municipal passou os últimos seis anos a pagar as dívidas que o PSD deixou. “Tentamos acabar com a injeção artificial de dinheiro na empresa, tentamos optimiza-la, mas devido a tempestades que houve que destruíram diversos complexos balneares e à manutenção anual, o que é certo é que não foi possível equilibrar a situação financeira da empresa municipal. Foi uma decisão corajosa e humilde do atual executivo camarário que apoiamos”, disse Miguel Iglésias, deputado do PS.
30 Janeiro 2020, 12h44

O líder parlamentar do PS, Miguel Iglésias, defendeu a decisão “corajosa e humilde” de Miguel Gouveia, atual presidente da Câmara Municipal do Funchal, em dissolver a Frentemar até final do ano e integrar a empresa na orgânica da autarquia, durante a sessão plenária que decorreu na Assembleia Legislativa da Madeira.

O deputado socialista referiu que na gestão do PSD, como executivo camarário do Funchal, existiu um “período negro” de gestão da Frentemar, onde a autarquia anualmente fazia contratos-programa  e indemnizações compensatórias e para cobrir prejuízos da empresa municipal.

“Entre 2006 e 2012 injectou 2,4 milhões de euros de indemnizações compensatórias. Entre 2011 e 2013, 733 mil euros, e 650 mil euros de cobertura de prejuízo”, disse Miguel Iglésias sobre a gestão do PSD da Frentemar.

“Passamos os últimos seis anos a pagar as dívidas que o PSD deixou. Miguel Gouveia tomou uma decisão corajosa de dissolver a empresa. A empresa nunca deveria ter sido criada pelo PSD para dar os resultados que deu”, disse Miguel Iglésias sobre a gestão do actual executivo camarária do Funchal, que tem apoio do PS.

Miguel Iglésias denunciou ainda a decisão do Tribunal de Contas que obrigou “um ex-administrador do executivo do PSD a devolver 36 mil euros por pagamento de salários sem justificação legal, e de um administrador condenado a prisão efectiva devido a crime de participação económica”

“Tentamos acabamos com a injeção artificial de dinheiro na empresa, tentamos optimiza-la, mas devido a tempestades que houve que destruíram diversos complexos balneares e à manutenção anual, o que é certo é que não foi possível equilibrar a situação financeira da empresa municipal. Foi uma decisão corajosa e humilde do atual executivo camarário que apoiamos”, reforçou o deputado socialista.

Sobre a Frentemar, Paulo Cafôfo, antigo presidente da Câmara do Funchal e actual deputado do PS, esclareceu que A Frentemar em 2018 reduziu o passivo em 20%, e nesse que nesse ano houve resultados positivos. Cafôfo disse que a empresa municipal tem um passivo acumulado devido a “má gestão e gestão criminosa” dando como exemplo uma pista de gelo de 800 mil euros onde se deixou dívida por pagar.

Cafôfo disse ainda que o executivo camarário, apoiado pelo PS, teve que integrar 20 funcionários que vieram da anterior concessão na Frentemar, e diz-se que se arrepende de não ter encerrado a empresa em 2013 quando assumiu a presidência da Câmara do Funchal, devido à “má gestão danosa” do PSD.

De referir que o PSD, durante a sessão plenária, tinha acusado o executivo camarário, apoiado pelo PS, que a dissolução da Frentemar resulta de “da má gestão, devido à falta de rigor e incompetência, e de uma política sem transparência”.

A deputada do PSD, Rubina Leal, denunciou o brutal aumento em 125% no número de trabalhadores na Frentemar, após 2013, feito pelo executivo municipal, referindo que se a empresa se transformou numa “central de compras e muito mais, para retribuir favores e que nunca desempenharam funções, mas estiveram na folha salarial, e que agora têm lugares em departamentos do município”.

A social democrata salientou que “em 2011 e 2012 a Frentemar era das empresas municipais com melhores resultados económicos, e que em 2013 o resultado líquido era positivo, enquanto que em 2016 e 2017 consta da lista dos piores resultados líquidas e no final de 2018 a empresa permanecia em falência técnica”.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1136″ slug=”parlamento-da-madeira-1″ thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/thumbnail?version=1573662702424&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.