[weglot_switcher]

PS escolhe Francisco Assis para presidente do Conselho Económico e Social

A escolha do antigo líder parlamentar e eurodeputado socialista Francisco Assis surge depois de ter sido chumbada na Assembleia da República a reeleição do ex-ministro da Saúde e militante do PS António Correia de Campos para a presidência da CES.
3 Julho 2020, 12h14

O Partido Socialista (PS) anunciou esta sexta-feira que vai propor o antigo líder parlamentar e eurodeputado socialista Francisco Assis para presidente do Conselho Económico e Social (CES). A escolha de Francisco Assis foi anunciada pela presidente do grupo parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, e vai ser votada no próximo dia 10 na Assembleia da República.

“Francisco Assis é um dos nossos melhores quadros, tendo indiscutível credibilidade na vida política portuguesa”, declarou à agência Lusa Ana Catarina Mendes.

Para ser eleito no cargo de presidente do CES, Francisco Assis necessita de dois terços dos votos dos 230 deputados. A votação é secreta, mas necessitará de um acordo entre o PS e o PSD. Antes de ser votada a escolha do PS, o candidato terá de comparecer numa audição prévia no Parlamento.

A proposta de Francisco Assis para o CES surge depois de ter sido chumbada no Parlamento, no final de fevereiro, a reeleição do ex-ministro da Saúde e militante do PS António Correia de Campos para a presidência do órgão constitucional de consulta e concertação social, com apenas 110 votos favoráveis, de um total de 219 votantes. Já em dezembro o nome de António Correia de Campos tinha sido chumbado por 15 votos.

Ao jornal “Expresso”, o antigo ministro da Saúde já tinha anunciado em março que não estaria disponível para ir a votos pela terceira vez para ser aprovado no CES. “A decisão é puramente individual: não estou disponível para me voltar a candidatar. As razões ficam comigo”, disse, na altura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.