PS-Madeira: “É necessário repensar a formação profissional das novas gerações”

“A digitalização não resolve todos os problemas” declarou o líder parlamentar do PS-Madeira, Rui Caetano, afirmando que é imperativo repensar o ensino profissional na Madeira.

O líder parlamentar do PS-Madeira, Rui Caetano, apontou para a urgência em repensar na qualificação das futuras gerações, nomeadamente no ensino profissional, de forma a dar resposta às necessidades das empresas da região.

No debate da Assembleia da Madeira sobre o Orçamento Regional, Rui Caetano afirmou que “a formação profissional que temos atualmente não tem vindo ao encontro das necessidades das empresas, nem tem salvaguardado emprego”, apontando para a falta de qualificação dos madeirenses.

“A digitalização não resolve todos os problemas” declarou, afirmando que é imperativo repensar o ensino profissional na Madeira.

Rui Caetano apontou também para a falta de professores que se está a dar na Região Autónoma da Madeira (RAM) e para o facto de estes continuarem a perder tempo de serviço.

Por seu turno, o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, declarou que “na região não temos professores a devolver subsídios”, referindo-se à situação no continente, e acrescentou que “só há boa educação quando há prestigio dos profissionais docentes”, algo que a seu ver, é garantido pelo Governo Regional aos docentes da Madeira.

O deputado Jacinto Serrão do Partido Socialista mencionou a problemática do envelhecimento da classe docente, questionando o secretário regional em que medida o executivo regional está a trabalhar para a sustentabilidade do sistema educativo.

Em resposta, Jorge Carvalho declarou que “a situação está controlada” nesse aspeto, e temos na região “um corpo docente estável, experiente e em plenas funções até ao final da década”. Como se verifica anualmente uma redução progressiva do número de alunos nas escolas da região, o governante estipula que “precisaremos também de menos professores”.

Recomendadas

Savoy Palace considerado hotel mais luxuoso de Portugal nos ‘Óscares do Turismo’ pelo segundo ano consecutivo

O hotel conta com assinatura da designer Nini Andrade da Silva, combinando estilos arrojados, modernos e históricos. O Savoy Palace fica a uma curta caminhada do centro histórico do Funchal e abriga o Laurea Spa, com 3.200 m2 e inspirado na Floresta Laurissilva da Madeira, Património Natural da UNESCO.

Madeira: Novos contratos de arrendamento diminuíram enquanto valor por metro quadrado cresceu

Entre as 25 regiões NUTS III, a RAM posicionou-se como a quarta região com o valor mediano das rendas mais elevado, atrás da Área Metropolitana de Lisboa, do Algarve e da Área Metropolitana do Porto.

Madeira: Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento disponibiliza máquina ATM Express na Praça CR7

As caixas ATM são especialmente direcionadas para os turistas, sector que têm vindo a atingir valores históricos na Região.
Comentários