[weglot_switcher]

PS-Madeira: “Governo PS tirou quase meio milhão de pessoas da pobreza”

Em resposta à intervenção do deputado do Partido Social Democrata (PSD), Bruno Melim, decorrida no dia anterior na ALRAM, em que este estabeleceu diversas críticas ao Governo da República, Miguel Iglésias aproveitou para acusar o PSD de utilizar argumentos demagógicos nos seus ataques.
  • Créditos: ALRAM – Élvio Fernandes
12 Janeiro 2022, 10h45

O deputado Miguel Iglésias do Partido Socialista (PS) interveio esta quarta-feira, 12 de janeiro, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM) para enumerar os ganhos do Governo PS, destacando que nos últimos seis anos, o Governo socialista tirou quase meio milhão de pessoas da pobreza.

Em resposta à intervenção do deputado do Partido Social Democrata (PSD), Bruno Melim, decorrida no dia anterior na ALRAM, em que este estabeleceu diversas críticas ao Governo da República, Miguel Iglésias aproveitou para acusar o PSD de utilizar “argumentos demagógicos nos seus ataques”.

Assim, o deputado socialista frisou que “entre 2016 e 2019, o país teve um crescimento económico de 2,8%”, lembrando que este foi “sete vezes maior do que nos anos anteriores de governo PSD”.

Miguel Iglésias, também candidato do PS-Madeira à Assembleia da República, destacou ainda que Portugal é o país da (OCDE) com a maior taxa de crescimento económico, sendo que “o PIB deverá aumentar 14% entre 2021 e 2023”.

Em relação à taxa de desemprego, Miguel Iglésias quis destacar que esta desceu “para metade” entre 2015 e 2021, sendo que há agora mais 500 mil pessoas empregadas no país. Respondendo à crítica do PSD de que o PS aumentou a carga fiscal em Portugal, o candidato socialista frisou que “na verdade foi a receita da Segurança Social que aumentou, isto é, a base contributiva, e não os impostos” devido ao aumento do emprego.

Com o Governo do PSD entre 2011 e 2015, Miguel Iglésias diz que os impostos aumentaram 2,7 pontos percentuais, contrastando com a diminuição de impostos de 1 ponto percentual com o Governo PS. “Este facto destrói a maior falácia que o PSD tenta vender demagogicamente”, concluiu Miguel Iglésias, destacando que o rendimento das famílias em Portugal aumentou 16% durante o governo do seu partido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.