[weglot_switcher]

PS-Madeira quer aceleração da transição ecológica dos serviços públicos, a começar pela Assembleia Regional

Os socialistas querem também a criação, na Assembleia Regional, de uma equipa de trabalho e um responsável interno, encarregue de assegurar a sua transição ecológica, bem como a sua adesão à “Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas”.
23 Dezembro 2021, 16h20

O Partido Socialista (PS) quer apostar na aceleração da transição ecológica dos serviços públicos da Região Autónoma da Madeira (RAM), começando pela própria Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM).

O Partido Socialista considera que, se ALRAM adotar medidas de mitigação climática eficazes e serviços, tal constituiria uma “posição pioneira e mobilizadora” para que os serviços públicos da região autónoma se preparem eficazmente para a transição climática.

Para atingir este objetivo, a deputada do grupo parlamentar do PS Sílvia Silva, apresentou um conjunto de sugestões de procedimentos a adotar de modo a assegurar a mitigação e adaptação climática dos serviços públicos, para assim assegurar a transição climática da região autónoma.

De entre as medidas, o PS propõe, em primeiro lugar, a realização de um estudo do impacto ambiental do normal funcionamento da ALRAM com vista a identificar onde há uma maior pegada ecológica para assim poder criar um plano concreto de transição, com medidas para reduzir, e possivelmente eliminar, os impactos ecológicos. O PS pretende que estas medidas se estendam a todos os setores da Assembleia, incluindo as sedes de trabalho dos grupos parlamentares.

Os socialistas querem também a criação, na Assembleia Regional, de uma equipa de trabalho e um responsável interno, encarregue de assegurar a sua transição ecológica, bem como a sua adesão à “Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas”, de modo a assegurar a sustentabilidade dos bens e serviços da ALRAM, desde o material de escritório a serviços de catering, limpeza, jardinagem e transportes.

Para além disso, PS sugere a adoção de medidas de poupança de energia e utilização eficiente dos equipamentos, e a redução da produção de resíduos através da reciclagem, reutilização, reparação e valorização dos bens. Para o PS, a digitalização é também um fator, sendo que a transição neste sentido deve ser integral. Uma forma de assegurar a transição ecológica eficaz seria através da formação dos recursos humanos da ALRAM, bem como a sensibilização para a importância destas áreas, acredita o PS.

A importância da adoção de mecanismos de ação contra as alterações climáticas insere-se no âmbito das diretrizes europeias, lembram os socialistas, diretrizes essas com o principal objetivo de assegurar a modernização e eficiência da economia, para atingir a neutralidade carbónica na União Europeia até 2050.

Assim, o PS destaca a importância do Mecanismo de Recuperação e Resiliência na concretização de investimentos que visem a mitigação climática na RAM, e não deixa de remeter para o “sistemático” chumbo, na Assembleia, das propostas do PS com vista a “colocar a Madeira, enquanto região particularmente vulnerável, no topo da ação climática” no contexto europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.