[weglot_switcher]

PS pede a Governo da Madeira que reavalie posição sobre aquicultura

O deputado do PS, Carlos Coelho, considera que o plano para a aquicultura da região autónoma é envolto num “espesso manto” de nevoeiro, e foi feito sem que se tenha estudado a fundo o impacto paisagístico, ambiental e sócio-económico.
28 Janeiro 2020, 10h03

O PS pediu que o Governo da Madeira que oiça a população, e pondere e reavalie sobre o avanço da aquicultura na região autónoma. Os socialistas referem que todo o plano de ordenamento para a aquicultura marinha, na região, foi feito sobre um espesso manto de nevoeiro sem que se tenha promovido uma verdadeira discussão pública sobre o assunto.

“Não se estudou a fundo o impacto paisagístico, ambiental e sócio-económico, não se exigiu um modelo de piscicultura sustentável, e pior sem se ter estabelecido contrapartidas para mitigar o impacto que só com estudos prévios se conseguia prever”, disse Carlos Coelho, deputado do PS, durante a sessão plenária que decorre na Assembleia Legislativa da Madeira.

O deputado socialistas abordando o Plano de Ordenamento para a Aquicultura Marinha, onde se definiu cinco zonas de interesse para a atividade, disse que este processo foi conduzido com “paus nos olhos e a todo o gás”, na ânsia de se satisfazer os “interesses meia dúzia de grandes investidores, sem se ter em linha de conta o ambiente, restauração, turismo, imobiliária, a pesca e outras atividades naúticas”.

Carlos Coelho elencou ainda uma série de figuras ligadas ao PSD, CDS-PP que se têm mostrado contra a piscicultura, para sustentar o argumento de recuo do Governo Regional.

“Trata-se de levar a sério os anseios de população e não de aproveitamento político”, disse o deputado socialista.

De referir que se definiu como zonas de interesse para a aquicultura em: Jardim do Mar/Calheta, Arco da Calheta, Anjos, Cabo Girão/Ribeira Brava, Baía de Abra.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1136″ slug=”parlamento-da-madeira-1″ thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/thumbnail?version=1573662702424&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.