PS propõe aumento extraordinário de 10% nas transferências para as Juntas de Freguesia do Funchal

O PS propõe também a transferência de competências para as Juntas de Freguesia do Funchal, em áreas como a social e ambiental, com o respetivo reforço de verbas orçamentais.

Um aumento extraordinário de 10% nas transferências para as Juntas de Freguesia do Funchal é uma das 20 propostas do PS para o Orçamento Municipal do Funchal. Com esta medida os socialistas pretendem aumentar o apoio social no combate às situações de pobreza agravadas pela pandemia.

O PS quer transferência de competências para as Juntas de Freguesia do Funchal, em áreas como a social e ambiental, com o respetivo reforço de verbas orçamentais.

Os socialistas referem que uma das suas bandeiras está na criação de um Programa de Promoção do Arrendamento com medidas de renda acessível e benefícios fiscais aos proprietários. Das propostas para o Orçamento Municipal fazem parte também um programa de apoio à criação de cooperativas de habitação.

O PS propõe a redução das taxas municipais aplicadas a empreendimentos em que 40% das frações sejam para arrendamento de longa duração (duração superior a cinco anos) com rendas acessíveis.

Entre as propostas do PS está o alargamento do programa dos manuais escolares gratuitos a todos os estudantes do ensino secundário ou equivalente, de modo a dar cobertura a todos os anos da escolaridade obrigatória e também passe social para todos os estudantes do ensino obrigatório. Os socialistas querem também a criação de um programa para estudantes do 12º ano que ajude a construir a sua autonomia, bem como conceder bolsas de investigação aplicada.

Os socialistas propõem o desenvolvimento de um Programa Municipal de Combate à Toxicodependência na idade escolar e o reforço das verbas no “Projeto Alternativa”, um programa de prevenção da toxicodependência para as pessoas que se encontrem em situação de sem abrigo, toxicodependência e trabalhadores do sexo.

O PS quer a criação de uma Polícia Municipal com o objetivo de melhorar a segurança na cidade e dar resposta aos crescentes problemas que se verificam neste campo.

Entre as propostas do PS está também o Parque Urbano da Cidade, Jardins e Espaços Verdes Urbanos, a construção de um Pavilhão Municipal Desportivo, a requalificação dos Jardins da Quinta Deão e da Parque Desportivo da Penteada.

O PS propõe que em articulação com as Juntas de Freguesia se reveja e melhore a gestão do ruído na cidade, das regras de atribuição das licenças especiais de ruído e apoiar a instalação de isolamento acústico nas habitações.

A criação de um sistema municipal de aluguer de bicicletas elétricas é outra das propostas do PS para o Funchal.

O PS propõe também a eliminação da utilização de embalagens de plástico descartáveis na cidade, assegurando a correta implementação das novas regras. Os socialistas referem que o Funchal deve assegurar a correta implementação no seu município das novas regras relativas às embalagens reutilizáveis e à legislação que assegurar a transposição da Diretiva Europeia SUP ao mesmo tempo que deverá aumentar a fiscalização da aplicação das regras que impeçam o consumo em espaço público através de embalagens de utilização única (embalagens descartáveis).

Os socialistas querem também uma campanha de incentivo ao recenseamento e envolvimento eleitoral de imigrantes com capacidade eleitoral.

“São propostas que seguem uma linha que sempre vincámos de aproximar a cidade das pessoas. Estar lá para quem mais precisa, assumir o apoio às famílias e aliviar os gastos familiares bem como salvaguardar espaços públicos de qualidade são objetivos sempre presentes na nossa linha de atuação, e estas propostas representam essa matriz social, de solidariedade e por uma cidade expansiva, inovadora, que cuida e oferece qualidade de vida”, diz a porta-voz do grupo do PS na Assembleia Municipal do Funchal, Andreia Caetano.

Recomendadas

Madeira: ACIF participa na quinta reunião transnacional do projeto BLUE-TEC

O projeto visa promover o crescimento inteligente do turismo náutico e costeiro da Macaronésia.

PSD/Açores disponível para novo modelo de financiamento dos bombeiros

O deputado regional social-democrata Luís Soares considerou necessário “saber como funcionam os mecanismos de acesso aos fundos comunitários, mantendo uma porta direta pelos bombeiros, em vez das candidaturas serem elegíveis somente através das câmaras municipais”.

Madeira: Vacinação contra a Covid-19 passa a ser sazonal e decorre em simultâneo com a vacinação contra a gripe

Estas duas vacinas sazonais, contra a gripe e contra a Covid-19, podem ser administradas no mesmo momento, “sendo consensual que a vacinação é segura e igualmente eficaz”, indica a  Direção Regional de Saúde.
Comentários