[weglot_switcher]

PS quer maior proximidade entre autarquia e cidadãos em Câmara de Lobos

O PS quer ter dois orçamentos participativos, um dirigido à comunidade e outro às escolas. Os socialistas propõem também uma deslocação mensal de um membro do executivo camarário às freguesias para reunir-se com a Junta de Freguesia como com a população local.
12 Agosto 2021, 13h19

O PS quer uma maior proximidade entre a autarquia e os cidadãos. Para isso propõe criar dois orçamentos participativos, um dirigido á comunidade, no valor de 100 mil euros, e outro direcionado às escolas no valor de 10 mil euros, e ainda uma deslocação mensal de um membro do executivo camarário às freguesias para reunir-se com a Junta de Freguesia como com a população local.

“Nas freguesias mais afastadas, como são os casos do Curral das Freiras, do Jardim da Serra e da Quinta Grande, queremos implementar o programa ‘O Município na Freguesia’, que consistirá na deslocação de um membro do executivo, uma vez por mês, às freguesias, para se reunir não só com o executivo da freguesia, mas também com os fregueses. Desta forma, será possível tomar o pulso aos problemas mais emergentes das freguesias e às preocupações das pessoas”, disse Jacinto Serrão, candidato do PS à Câmara Municipal do Funchal.

Outra das propostas do PS, para Câmara de Lobos, prevê dois modelos de orçamento participativo no concelho: um de 100 mil euros, que está aberto a propostas das pessoas do concelho, e outro de 10 mil euros, dirigido às escolas, onde cada estabelecimento escolar, através de equipas constituídas pela comunidade educativa, poderão propor intervenções nas escolas que considerem relevantes.

Jacinto Serrão diz que o objetivo deste orçamento participativo, vai permitir candidatar projetos, das escolas, para que estes sejam financiados pelo orçamento municipal “para ajudar a resolver alguns problemas do sistema educativo no concelho de Câmara de Lobos”.

O PS considera que os orçamentos participativos são ferramentas que permitem às pessoas “tomarem as rédeas dos problemas que querem resolver ou as ideias que querem ver implementadas no seu concelho”.

Jacinto Serrão sublinha que uma “maior proximidade e envolvimento das pessoas com as decisões fundamentais da sua terra constitui, um passo essencial para construir, em conjunto, um concelho melhor”.

PS considera urgente ligação com Curral das Freiras

O candidato do PS considerou urgente a ligação direta entre o Curral das Freiras e a sede de concelho, e que esta é essencial para promover a coesão social e territorial, questionado o motivo de se terem gastos milhões de euros do erário público em investimentos públicos desnecessários e inúteis e depois não houve dinheiro para construir infraestruturas essenciais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.