[weglot_switcher]

PS quer monitorizar resposta à Covid-19 nos setores do têxtil e calçado para garantir “articulação” com reindustrialização da UE

Os socialistas entendem que a resposta à pandemia nos setores do calçado, vestuário e têxtil deve estar em “total articulação” com as oportunidades a nível nacional e o plano de reindustrialização europeia, apostando na modernização da produção e na qualificação dos trabalhadores.
  • Tiago Petinga/LUSA
26 Abril 2021, 10h37

O Partido Socialista (PS) propôs esta segunda-feira que o Governo monitorize a resposta económica e social nos setores do calçado, vestuário e têxtil à pandemia da Covid-19. Os socialistas entendem que a resposta à pandemia deve estar em “total articulação” com as oportunidades a nível nacional e o plano de reindustrialização europeia, apostando na modernização da produção e na qualificação dos trabalhadores.

Num projeto de resolução entregue na Assembleia da República, o PS indica que os setores do vestuário, têxtil e calçado representam “perto de 5% do PIB” nacional, “cerca de 14% das exportações de bens”, “mais 7.000 mil empresas e cerca de 140.000 trabalhadores com aproximadamente 79% destas empresas localizadas no Norte do país”, o que comprova a “importância desses setores para a economia nacional”.

“A importância destes setores, nomeadamente para Portugal, é razão suficiente para que o projeto de reindustrialização europeia passe necessariamente pela modernização da produção mas também pela formação e qualificação dos trabalhadores destes setores”, defendem os socialistas.

No entanto, com a crise provocada pela Covid-19, esses setores registaram fortes quebras nas vendas e o confinamento veio ditar uma nova tendência em que “cada vez mais os consumidores optam pelo consumo online, com escolhas de produtos diferentes, numa perspetiva mais de sustentabilidade e menos social”, nota o PS. Isso leva a “uma diminuição no volume de negócio e a um novo lifestyle que implica novos produtos e novas tendências” para os setores de calçado, vestuário e têxtil.

Tendo isso em conta, o PS recomenda ao Governo que “monitorize o trabalho já desenvolvido e em curso nos setores do calçado, vestuário, têxtil e moda na economia regional do Norte e do país em geral”, garantindo “uma avaliação e eventual reforço das medidas já preconizadas nos pactos setoriais para a competitividade e internacionalização”, em “total articulação” com as oportunidades a nível nacional, europeu e internacional.

Além disso, os socialistas pedem ainda ao Governo que reforce a preocupação para se manterem os postos de trabalho, “com vista a capacitar e requalificar os trabalhadores e trabalhadoras, a reorganização e inovação dos setores num alinhamento com os programas de apoio e a encetar esforços para a participação ativa na reindustrialização da Europa”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.