[weglot_switcher]

PS questiona previsões do Governo para alargar serviços digitais de saúde a todo o país

O grupo parlamentar do PS considera que a instalação em todo o país de balcões SNS24 é “uma forma mais eficiente e mais rápida de contacto do cidadão com o seu profissional de saúde” e permitirá “ganhos de eficiência e saúde”. Solução permite marcar consultas, realizar teleconsultas, renovar receitas e consultar exames de forma mais rápida.
  • ana_catarina_mendes_ps
    José Sena Goulão/Lusa
5 Janeiro 2021, 11h22

O Partido Socialista (PS) quer saber o qual a previsão do Governo de “disseminação e planeamento” de balcões SNS24 nas juntas de freguesia para prestação de serviços digitais de saúde. O grupo parlamentar do PS considera que a instalação em todo o país de balcões SNS24 é “uma forma mais eficiente e mais rápida de contacto do cidadão com o seu profissional de saúde” e permitirá “ganhos de eficiência e saúde”.

Num conjunto de questões enviadas ao Ministério da Saúde, o PS diz que a instalação em todo o país, concretamente em juntas de freguesia, de balcões SNS24, destinados à “prestação de serviços digitais e de telessaúde”, é “um objetivo estratégico do Governo na área da saúde” e que os socialistas saúdam, pois irá permitir, entre outras coisas, marcar consultas, realizar teleconsultas, renovar receitas e consultar exames de forma mais rápida.

Os socialistas consideram que “o setor público deve ser percursor e incentivador do uso de canais digitais mais práticos e acessíveis a todos os cidadãos, designadamente através do recurso a tecnologias de informação e comunicação”, encontrando formas de se “modernizar e de inovar” para que se possa aumentar a “eficácia e qualidade dos serviços prestados” na área da saúde.

O PS quer, por isso, saber quando é que o Governo estima que seja alargada a rede destes balcões a todo o país e “como se garantem condições de equidade” nas  juntas de freguesia com menos recursos financeiros e humanos, “mas onde esse serviço seria essencial”. Questiona ainda “quantos balcões já estão em funcionamento e em que locais”, “quantas teleconsultas já foram asseguradas por essa via”.

Os primeiros balcões entram em funcionamento ainda em dezembro, em Vila Real e Guimarães. Na cerimónia de abertura, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, referiu-se ao SNS24 Balcão como “um novo espaço para facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma rápida, mais próxima e segura”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.