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PSA cresce pelo quarto ano consecutivo. SUV já representam 23% das vendas do grupo

O grupo viu a sua quota de mercado crescer em todos os principais países com exceção da Grã-Bretanha. Só na Europa foram vendidos mais 450 mil veículos do que em 2016.
17 Janeiro 2018, 14h54

As vendas do grupo PSA cresceram 15,4% em 2017, no que é o quarto ano consecutivo de progressão. No total do ano foram comercializados pela marca 3.632.300 veículos. Houve crescimento em todos os segmentos, particularmente nos SUV, e em todos os mercados. Em Portugal, o grupo também cresceu.

O negócio está a ser particularmente impulsionado pela ofensiva dos produtos SUV. “Os cinco modelos SUV lançados ao longo dos últimos 18 meses registam um enorme sucesso. Globalmente, em 2017, as vendas de SUV representaram 23% das vendas do grupo”, informa o fabricante em comunicado.

Em 2017, segundo os dados revelados esta quarta-feira, 17 de janeiro, a marca Peugeot vendeu cerca de 600 mil SUV em todo o mundo em 2017, ocupando o segundo lugar deste segmento no mercado europeu. O aumento em volume foi de cerca de 60%.

Dentro dos SUV, destaque para as 259.300 unidades vendidas do SUV Peugeot 3008, eleito “Carro do Ano 2017” na Europa.

Para o bom desempenho das vendas totais contribuíram igualmente o modelo Peugeot 5008, lançado em março de 2017, com 85.900 unidades vendidas e o Peugeot 4008 na China, onde foram comercializados 51.500 exemplares do modelo.

Segundo o comunicado, em 2017, registou-se igualmente um recorde histórico de vendas de VCL: 476.500 unidades, o que traduz um acréscimo de 15% face a 2016. Se se contabilizarem os derivados VP (Peugeot Traveller e Citroen SpaceTourer, por exemplo), as vendas no segmento totalizam 658.000 unidades.

Na Europa, principal mercado do grupo, as vendas totalizam 2.378.600 unidades, cerca de 450.000 veículos mais do que em 2016 (+23,2%), incluindo 376.400 unidades comercializadas pelas marcas Opel e Vauxhall desde o dia 1 de agosto.

“O grupo viu a sua quota de mercado crescer em todos os principais países em que opera, excetuando a Grã-Bretanha”, vinca ainda o comunicado.

Em concreto, no Médio Oriente e África, as vendas cresceram 61,4%, em comparação com 2016, com 618.800 unidades vendidas, incluindo 26.800 unidades da marca Opel. Na América latina, o crescimento foi de 12,2%, para 206.300 unidades.

Na China e Sudeste asiático foram vendidos 387.000 veículos.

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