[weglot_switcher]

PSD acusa Governo de desvalorizar “o papel dos professores”

Segundo o vice-presidente do PSD nos últimos seis anos a equipa do Ministério da Educação tem desvalorizado o papel dos professores, conclusão que exprimiu após reunião com a Federação Nacional da Educação.
16 Dezembro 2021, 15h47

O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), David Justino considerou, esta quinta-feira, que o executivo de António Costa tem desvalorizado “o papel dos professores” depois de se ter reunido com a Federação Nacional da Educação (FNE).

“Nos últimos seis anos, o papel dos professores tem vindo a ser completamente desvalorizado pela atual equipa do Ministério da Educação”, criticou David Justino.

Segundo o social democrata a reunião com a FNE “foi muito oportuna dado que estamos a ultimar a proposta do programa [eleitoral] a apresentar à direção”. “Percebemos quais são as prioridades da parte da Federação Nacional da Educação, uma parte delas coincide com as nossas. Há uma preocupação muito grande relativamente à situação dos professores e à degradação da imagem pública e, acima de tudo, das expetativas e das aspirações da classe docente”, completou.

Para o PSD é preciso “voltar a pôr a capacidade de diálogo e de concertação entre quem tem de decidir, o Ministério da Educação, e os sindicatos”. Assim sendo, David Justino acrescentou que a prioridade do PSD no setor é valorizar a “carreira docente”, nomeadamente “a formação inicial, a profissionalização, a progressão, os escalões e os concursos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.