PSD acusa Governo de desvalorizar “o papel dos professores”

Segundo o vice-presidente do PSD nos últimos seis anos a equipa do Ministério da Educação tem desvalorizado o papel dos professores, conclusão que exprimiu após reunião com a Federação Nacional da Educação.

O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), David Justino considerou, esta quinta-feira, que o executivo de António Costa tem desvalorizado “o papel dos professores” depois de se ter reunido com a Federação Nacional da Educação (FNE).

“Nos últimos seis anos, o papel dos professores tem vindo a ser completamente desvalorizado pela atual equipa do Ministério da Educação”, criticou David Justino.

Segundo o social democrata a reunião com a FNE “foi muito oportuna dado que estamos a ultimar a proposta do programa [eleitoral] a apresentar à direção”. “Percebemos quais são as prioridades da parte da Federação Nacional da Educação, uma parte delas coincide com as nossas. Há uma preocupação muito grande relativamente à situação dos professores e à degradação da imagem pública e, acima de tudo, das expetativas e das aspirações da classe docente”, completou.

Para o PSD é preciso “voltar a pôr a capacidade de diálogo e de concertação entre quem tem de decidir, o Ministério da Educação, e os sindicatos”. Assim sendo, David Justino acrescentou que a prioridade do PSD no setor é valorizar a “carreira docente”, nomeadamente “a formação inicial, a profissionalização, a progressão, os escalões e os concursos”.

Recomendadas

João Cotrim de Figueiredo no regresso do Clube dos Pensadores

Líder do Iniciativa Liberal está no Porto para o regresso do Clube dos Pensadores, um grupo de debate enraizado na sociedade civil por onde já passaram quase todos os líderes políticos nacionais.

Ministro da Saúde quer reinício das negociações com sindicatos ainda em outubro

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse hoje em Coimbra que o regresso às negociações com os sindicatos dos médicos e enfermeiros “de outubro não passará”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários