PSD/Congresso: PS, PCP, CDS, PAN, PEV e IL no encerramento da reunião magna

A reunião magna do congresso do Partido Social Democrata terá presentes representantes dos restantes partidos, com exceção do BE e do Chega. Neste 39.º Congresso do partido a moção de estratégia global de Rio, “Governar Portugal ao Centro”, foi aprovada de braço no ar, sem votos contra e com duas abstenções.

O secretário-geral adjunto socialista, José Luís Carneiro, lidera a comitiva do PS que hoje marca presença no encerramento do 39.º Congresso Nacional do PSD, sessão na qual estarão ainda presentes representantes do PCP, CDS, PAN, PEV e IL.

Segundo informação recolhida pela agência Lusa junto dos diferentes partidos com assento parlamentar, os dois ausentes no encerramento da reunião magna social-democrata – que hoje termina em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro – são o BE (como habitualmente nos congressos do PSD) e o Chega.

A delegação do PS será liderada por José Luís Carneiro, a quem se junta o presidente da Federação do PS/Aveiro, Jorge Vultos Oliveira, e a deputada socialista Susana Correia.

Já pelo CDS-PP estará o vice-presidente Miguel Barbosa, a cabeça de lista pelo Porto às legislativas e membro do Conselho Nacional, Filipa Correia Pinto, e ainda Adriano Santos, da Comissão Política Nacional centrista.

No último congresso do PSD, que se realizou em Viana do Castelo em fevereiro de 2020, quem esteve pelo CDS-PP foi o presidente, Francisco Rodrigues dos Santos, que considerou então que estavam “criadas condições” para uma plataforma de entendimento com o PSD, defendendo “uma aliança alargada” a pensar nas autárquicas deste ano.

Nas próximas eleições legislativas, PSD e CDS-PP voltam a concorrer sozinhos, uma decisão do partido liderado por Rui Rio e criticada por Francisco Rodrigues dos Santos.

No encerramento de hoje estarão presentes, pelo PCP, Octávio Augusto, da Comissão Política, e Filipe Costa, do Comité Central.

Já pelo PEV desloca-se ao Europarque os dirigentes nacionais Antero Resende e Isabel Gomes, enquanto pelo PAN estará Andrea Domingos, da Comissão Política distrital de Aveiro.

A IL enviará ao fecho da reunião magna do PSD Bruno Mourão Martins (tesoureiro) e Cristiano Santos (coordenador núcleo de Santa Maria da Feira).

Recomendadas

Ministro da Saúde inicia processo de dissolução de consultora

Manuel Pizarro já iniciou o processo de dissolução da Manuel Pizarro-Consultoria e reconhece incompatibilidade.

OE2023: Conselho de Ministros extraordinário discute documento na terça-feira

O Governo discute em Conselho de Ministros extraordinário na terça-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2023, numa reunião que marca o começo do processo de aprovação do documento, que é entregue ao parlamento na segunda-feira.

Governo avisa federação russa em Portugal: “UE adotará medidas restritivas adicionais” devido a anexação de regiões ucranianas

O Ministério dos Negócios Estrangeiros garante que a UE “continuará a apoiar a integridade territorial e a soberania da Ucrânia”, posição que demonstrou, esta segunda-feira, durante reunião com o embaixador da Federação Russa.
Comentários