[weglot_switcher]

“Existe acordo por escrito com presidente da CGD?” PSD desafia Governo

“Se esse compromisso existe, exigimos que seja mostrado ao parlamento, aos deputados, e por via destes aos portugueses”, disse Luís Montenegro sobre a polémica da CGD.
  • Rafael Marchante/Reuters
18 Novembro 2016, 14h23

O PSD instou hoje o Governo a desmentir a existência de um acordo por escrito entre o Governo e o presidente da Caixa sobre as declarações de rendimentos e património, avança à Lusa. Isto depois de António Lobo Xavier ter denunciado a existência de um acordo escrito que tem sido desmentido desde sempre pelo Governo.

“Chega de brincar com a CGD [Caixa Geral de Depósitos]. Este processo está a ganhar uma dimensão de indignidade e é preciso esclarecer os portugueses”, disse o líder parlamentar social-democrata, Luís Montenegro, em conferência de imprensa no parlamento, citado pela Lusa.

O líder da bancada do PSD falava de declarações do comentador António Lobo Xavier, que na quinta-feira à noite no programa “Quadratura do Círculo” – na SIC Notícias – declarou haver um compromisso por escrito entre o Governo e António Domingues, presidente da Caixa, em torno, nomeadamente, da não apresentação das declarações de património e rendimentos dos gestores, motivo de polémica nas últimas semanas.

“Se o Governo não desmentir a notícia não pode haver boas interpretações. Isso significará que o Governo confirma a existência desse compromisso, e se esse compromisso existe exigimos que seja mostrado ao parlamento, aos deputados, e por via destes aos portugueses”, disse Luís Montenegro.

O deputado do PSD apresentava as propostas de alteração do partido ao Orçamento do Estado (OE) para 2017, e a Caixa integra duas das 45 propostas dos sociais-democratas, que pedem uma “sujeição dos administradores a deveres de transparência” e uma imposição de limites salariais para os gestores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.