O líder parlamentar do PSD desejou hoje que a Grécia também consiga atingir resultados que a coloquem numa situação de poder sair do programa de assistência económico-financeira, como aconteceu em Portugal e na Irlanda.
Luís Montenegro, após a reunião da bancada social-democrata na Assembleia da República, sublinhou a importância de que “haja um conciliar entre os objetivos dos estados-membros e os compromissos” assumidos uns com os outros, ao comentar os encontros do primeiro-ministro e do ministro das finanças helénicos, respetivamente Alexis Tsipras e Yanis Varoufakis, com diversos responsáveis de outros países.
“Aguardaremos com toda a serenidade e interesse a evolução desses contactos e a apresentação final de um programa, desejando que possa haver uma conjugação entre objetivos e interesses do Governo e povo gregos com a implementação e desenvolvimento de uma política comum no seio da União Europeia, sobretudo na zona euro”, afirmou.
O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou hoje que a Grécia deve continuar a negociar com a ‘troika’ e manifestou o seu ceticismo quanto a algumas medidas antiausteridade anunciadas pelo novo executivo grego.
OJE/Lusa