[weglot_switcher]

PSD diz que renovar estado de emergência é “indispensável” para perceber “efeitos” do Natal e Ano Novo

O vice-presidente do PSD David Justino defende que é “indispensável” um estado de emergência mais curto para perceber quais os efeitos do período de Natal e passagem de ano no número de novos casos de Covid-19, e se tomar medidas mais “sólidas e razoáveis”.
  • david_justino_psd_legislativas
    Tiago Petinga/Lusa
4 Janeiro 2021, 18h37

O Partido Social Democrata (PSD) concorda com a renovação do estado de emergência por um período de oito dias, que vigorará entre 8 e 15 de janeiro. O vice-presidente do PSD David Justino defende que é “indispensável” um estado de emergência mais curto para perceber quais os efeitos do período de Natal e passagem de ano no número de novos casos de Covid-19, e se tomar medidas mais “sólidas e razoáveis”.

“Quando se votar a renovação do estado de emergência, o PSD votará a favor dessa mesma renovação. (…) Subscrevemos a fundamentação que o senhor Presidente nos apresentou [para a renovação do estado de emergência por um período mais curto]”, disse David Justino, à saída da reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a renovação do estado de emergência entre 8 e 15 de janeiro.

O vice-presidente social-democrata justificou o voto favorável à renovação deste estado de exceção por oito dias dizendo que “os efeitos que o período das festas poderão ter sobre um aumento da contaminação só serão sentidos a partir da próxima semana”. “Nesse sentido, temos aqui um período intercalar absolutamente indispensável”, referiu, acrescentando que “liberdade sem responsabilidade é algo que não podemos aceitar”.

David Justino disse ainda que o PSD está disponível para “analisar os resultados mais sólidos e mais razoáveis”, após a reunião com os epidemiologistas no Infarmed, que está marcada para a próxima terça-feira, para “se fazer uma nova avaliação sobre o que se fará após esses oito dias do estado de emergência”.

O novo estado de emergência deverá vigorar entre 8 e 15 de janeiro. No sábado, no primeiro debate das presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa explicou que esta renovação do estado de emergência terá “o mesmo regime” por oito dias, justificando essa alteração com a falta de dados suficientes relativos ao período natalício, que só serão conhecidos na reunião de terça-feira no Infarmed, em Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.