[weglot_switcher]

PSD/Lisboa demarca-se de Rui Rio e diz que há racismo em Portugal a ser “infelizmente” normalizado

Ao contrário do que tem sido defendido pela direção de Rui Rio, o presidente da concelhia do PSD/Lisboa considera que há racismo (e xenofobia) em Portugal e que estes problemas estão “infelizmente a caminho da normalização”. “Condeno o racismo, a xenofobia e todas as formas de exclusão em todas as suas vertentes”, diz Luís Newton.
13 Agosto 2020, 18h36

A concelhia do PSD de Lisboa condenou esta quinta-feira “o racismo, a xenofobia e todas as formas de exclusão” que existem na sociedade portuguesa. Ao contrário do que tem sido defendido pela direção de Rui Rio, o presidente da concelhia do PSD/Lisboa, Luís Newton, considera que há racismo (e xenofobia) em Portugal e que estes problemas estão “infelizmente a caminho da normalização”.

“Condeno o racismo, a xenofobia e todas as formas de exclusão em todas as suas vertentes. Não podemos permitir que no nosso país se propaguem discursos de ódio e manifestações como as que vimos no sábado em Lisboa, à porta da SOS Racismo”, defende o presidente da concelhia do PSD/Lisboa, depois de ter sido noticiado que a Policia Judiciária (PJ) está a investigar as ameaças dirigidas a três deputadas e à SOS Racismo.

As ameaças foram enviadas por email para as duas deputadas do Bloco de Esquerda (BE) Beatriz Gomes Dias e Mariana Mortágua e para a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. No email enviado pela denominada “Nova Ordem de Avis – Resistência Nacional”, o remetente insta as deputadas a abandonar as suas funções políticas e a deixar o país em 48 horas, sob pena de serem tomadas medidas “contra estes dirigentes e os seus familiares”.

Ao que se sabe, o referido email terá sido enviado também a Mamadou Ba, dirigente da associação SOS Racismo, e a mais seis membros da associação.

Sem nunca referiu o nome de Rui Rio, que numa entrevista à TVI no início de junho veio dizer que em Portugal “não há racismo” e que nunca notou que esse seja um problema da sociedade portuguesa, Luís Newton diz que os atos de racismo e xenofobia “são intoleráveis seja contra quem forem praticados” e que “estão infelizmente a caminho da normalização”. “Não o podemos permitir”, sublinha.

“Tal como em Lisboa e no país critiquei a terrível decisão do PS de incluir numa solução de Governo partidos extremistas, também agora tenho de ser claro a dizer que o partido fundado por Sá Carneiro jamais em momento algum poderá alimentar sequer a ideia de normalizar estes discursos”, atira Luís Newton, sublinhando que “em momentos destes, os políticos não podem permitir incertezas”.

O líder da concelhia do PSD/Lisboa e líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa critica ainda a abertura de Rui Rio a um entendimento com o Chega de André Ventura caso o partido “modere” o discurso político e sublinha que não se pode “construir a democracia com quem nela não acredita”.

“O PSD é um partido que sempre teve como valores não negociáveis o respeito pela Democracia, pela diferença, pela pluralidade e pela dignidade humana. Nunca poderá aceitar ou compactuar com propostas políticas que ponham em causa estes valores. Se considero inaceitável que o PS esteja refém da extrema esquerda, também não poderei aceitar que o PSD esteja refém da extrema-direita”, salienta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.