[weglot_switcher]

PSD no Parlamento: Privatização dos CTT foi um compromisso de um governo PS

O deputado do PSD foi peremptório a dizer que “estava escrito e foi assinado por um governo do PS”, pelo que “só a falta de vergonha é que pode fazer com que se venha acusar o PSD da privatização dos CTT”.
  • Miguel A. Lopes/Lusa
15 Dezembro 2017, 19h39

O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD (GPPSD), Luís Leite Ramos, na sequência da apresentação de um projeto de resolução socialista a recomendar a avaliação das responsabilidades contratuais dos CTT, acusou os socialistas de “falta de memória”.

Luís Leite Ramos lembrou, em plenário, que o memorando de entendimento da Troika “que remonta a José Sócrates e a muitos dos ministros que estão no atual Governo” previa um programa de privatizações que abrangia transportes, energia e comunicações”. O deputado do PSD foi peremptório a dizer que “estava escrito e foi assinado por um governo do PS”, pelo que “só a falta de vergonha é que pode fazer com que se venha acusar o PSD da privatização dos CTT”. Acrescentou, ainda, que “o governo anterior concessionou os serviços postais até 2030”, sendo que a referida “concessão está enquadrada num conjunto de obrigações e objetivos que são definidos e acompanhados pelo regulador, Anacom e Governo”.

Os projetos de resolução de Bloco de Esquerda (BE), Partido Comunista (PC) e Verdes, que recomendam ao Governo a renacionalização dos CTT, foram chumbados esta manhã na Assembleia da República.

A recomendação do Partido Socialista (PS) foi desdobrada em dois pontos e isso permitiu que fosse aprovada a parte que diz respeito à criação de um grupo de trabalho para estudar o atual contrato de concessão.

O Jornal Económico sabe que o Governo já deu garantias que não haverá o regresso dos CTT à esfera do Estado.

À margem destas iniciativas parlamentares, o Governo anunciou que vai criar um grupo de trabalho que tem por objetivo analisar o serviço prestado pelos CTT no âmbito do contrato de concessão que termina em 2020.

O PSD foi o mais duro no debate. O deputado Luís Leite Ramos questionou “o que é que tinha feito o Governo nestes dois anos?”; Se “tem dados do incumprimento dos CTT, relativamente ao serviço universal postal e às obrigações no quadro do contrato de concessão?”; “Se sim porque é que não agiu?”, questionou o social-democrata.

“É esta falta de pudor que é marca deste Governo e do PS, porque não assumem as suas responsabilidades”, atirou o deputado.

Luís Leite Ramos criticou, o Governo e a bancada socialista por, “passarem o tempo a atirar a responsabilidade aos outros”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.