[weglot_switcher]

PSD: orçamento da Madeira reforça investimento no turismo em 22 milhões de euros

O PSD referiu que o turismo foi a atividade “mais prejudicada e com consequências mais gravosas”, devido à pandemia da covid-19, e que esta situação levou ao “reforço das verbas para a promoção do destino Madeira” na proposta do Orçamento Regional.
14 Dezembro 2020, 14h23

O PSD diz que o Orçamento Regional para 2021, que começa a ser discutido na terça-feira, na Assembleia Legislativa da Madeira, vai reforçar o investimento na promoção deste destino turístico, com 22 milhões de euros.

“O turismo foi a atividade mais prejudicada e com consequências mais gravosas” devido à pandemia da covid-19, declarou o deputado social-democrata madeirense Carlos Rodrigues.

Esta situação levou ao “reforço das verbas para a promoção do destino Madeira” na proposta do Orçamento Regional apresentada pelo executivo insular, na ordem dos 2.033 ME, que será debatido e votado entre terça e quinta-feira, na Assembleia Legislativa da Madeira, no Funchal.

O Plano de Investimentos para o próximo ano é de 800 milhões de euros.

Carlos Rodrigues, que falava após uma reunião de representantes do grupo parlamentar do PSD com o diretor da Associação de Promoção da Madeira (APM), destacou que o Governo Regional, de coligação PSD/CDS, vai reforçar a verba destinada à promoção, afetando à APM 13 milhões de euros.

Adiantou que estão previstos outros nove milhões para “encargos relacionados com eventos a serem realizados no próximo ano, o que totaliza 22 milhões de euros para o turismo”.

O deputado sublinhou que “todos os movimentos que existiram foram de crescimento muito ténue”.

Por essa razão, complementou, a Madeira vive “uma situação muito complicada a todos os níveis na economia regional, quer nas atividades relacionadas com o turismo, propriamente dito, quer com todas as que lhe estão associadas.”

O deputado defendeu que o esforço a realizar no próximo ano tem de ser sobretudo “direcionado para a promoção, tendo como expectativa a recuperação do setor”.

Mas, indicou, as previsões apontam para que “a mesma venha a acontecer, eventualmente, a partir do primeiro trimestre” de 2021.

O parlamentar do PSD/Madeira destacou que o objetivo do investimento é incentivar “os mercados emissores a reagir de forma positiva e que a situação de pandemia, ficando controlada, permita uma retoma do setor e, consequentemente, uma retoma da economia da Madeira”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.