PSD quer medidas urgentes por parte do Governo para impedir chegada a Portugal da nova estirpe de Covid-19

Os ‘laranjas’ pedem urgência nas medidas de controlo ao fluxo de pessoas entre Portugal e o Reino Unido, lembrando as atitudes tomadas imediatamente pelos Governos belga e holandês. Países Baixos, Dinamarca, Itália e África do Sul já confirmaram casos de infeção com esta nova estirpe, que se suspeita poderá ser 70% mais contagiosa.

O PSD pede ao Governo português que tome medidas com urgência que salvaguardem a saúde pública nacional face à recente descoberta de uma nova estirpe do coronavírus causador da Covid-19 no Reino Unido, como se pode ler num comunicado deste domingo do partido.

Os sociais-democratas lembram que existem algumas evidências de que esta nova estirpe, que tem proliferado no sul de Inglaterra e já chegou aos Países Baixos, Dinamarca e África do Sul, seja até 70% mais contagiosa do que se tem verificado até agora.

Como tal, e temendo uma pressão acrescida nos serviços de saúde portugueses e as consequências que tal teria na atividade económica do país, o partido pede “com carácter de urgência” uma reflexão sobre que medidas tomar para travar a propagação desta mutação em Portugal. Já este domingo, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge fez saber que a estirpe em causa ainda não foi identificada em território nacional.

Usando-se dos exemplos belga e holandês, que foram os primeiros países a anunciar restrições à mobilidade com o Reino Unido, o PSD questiona de que forma pretende o Governo controlar os fluxos de pessoas provenientes daquele território, argumentando que a entrada em Portugal desta nova mutação deve ser adiada ao máximo.

As autoridades de saúde britânicas reportaram que uma variante do coronavírus foi identificada em terras de Sua Majestade, sendo que esta foi responsável por 62% das infeções confirmadas em Londres na última semana. Itália foi o mais recente país a confirmar que a estirpe foi identificada num doente do país, depois dos Países Baixos, Dinamarca e África do Sul verificarem o mesmo.

Relacionadas

Porta fechada ao Reino Unido. Estes são os países europeus que já aplicaram restrições de viagens aos britânicos

Vários países europeus agiram rapidamente a bloquear ou condicionar fortemente as viagens entre os seus territórios e o Reino Unido, depois da descoberta de uma nova estirpe do coronavírus que poderá ser 70% mais contagiosa. Portugal mantém-se sem alterações às medidas relativas àquele território.

França suspende ligações com o Reino Unido por 48 horas

De acordo com “Le Monde”, a partir das 00h00 estão suspensas todo o tipo de ligações do Reino Unido, seja transporte aéreo, marítimo e terrestre de pessoas ou de mercadorias.

Centro europeu de doenças pede esforços à Europa para controlar nova variante

“Dado que não existem atualmente provas que indiquem até que ponto a nova variante do vírus se está a propagar fora do Reino Unido, são necessários esforços atempados para prevenir e controlar a sua propagação”, exorta o ECDC, num relatório hoje publicado sobre o aumento rápido de casos no Reino Unido desta nova variante da covid-19.
Recomendadas

OE2023: CDS sugere atualização dos escalões de IRS e redução da taxa de IRC

O CDS-PP quer a atualização dos escalões de IRS ao nível da inflação prevista para 2022 e a redução do IRC de 21% para 19% para o ano de 2023.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

PCP considera que OE2023 deve dar prioridade à “recuperação e valorização de salários e pensões”

A líder do grupo parlamentar sublinha que o Governo “vai prolongar a perda do poder de compra por parte da esmagadora maioria dos trabalhadores”, depois de se ter reunido com o Executivo de António Costa.
Comentários