[weglot_switcher]

PSD: Rui Rio deverá anunciar candidatura à liderança na próxima semana

Decisão já estava tomada antes de Passos Coelho anunciar que não será candidato a presidente do PSD
3 Outubro 2017, 18h28

O ex-deputado e ex-presidente da câmara do Porto Rui Rido deverá apresentar a sua candidatura à liderança do PSD na próxima semana, apurou o Jornal Económico junto de fonte ligada ao processo.

Rui Rio reuniu-se com figuras proeminentes do PSD a 2 de outubro, num jantar em Azeitão, onde o tema foi discutido e a decisão anunciada.

Uma fonte conhecedora da reunião disse ao Jornal Económico que alguns dos ‘conselheiros’ mais próximos Rui Rio a consideram que “o PSD está espoliado” e que a eventual candidatura de Luís Montenegro não altera a situação, por se tratar de “mais do mesmo”, realçando que “nada o difere” face a Passos Coelho.

A mesma fonte salienta aqui que ainda faltam dois anos para as eleições legislativas e que talvez surjam mais candidatos.

Para já, garante, “é uma certeza que Rui Rio vai avançar”.

Nos últimos dias,, o ex-autarca tem estado em contacto com alguns dos seus conselheiros onde se destacam Nuno Morais Sarmento, Manuela Ferreira Leite – que este domingo considerou que Passos não tinha condições para continuar na liderança do PSD -, Ângelo Correia, José Eduardo Martins e Feliciano Barreiras Duarte.

Hoje, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou na Comissão Política Nacional que não se irá recandidatar ao cargo nas próximas eleições diretas, confirmou o Jornal Económico, junto de várias fontes do partido.

Na noite das eleições autárquicas, no domingo, nas quais o PSD obteve o seu pior resultado de sempre, Passos Coelho reiterou que não se iria demitir na sequência de resultados de eleições locais, mas prometeu uma “reflexão ponderada” sobre se iria ou não recandidatar-se ao cargo nas diretas previstas para o início do próximo ano.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.