PSI 20 acompanha Europa em alta em dia de reunião do Banco Central Europeu

Treze empresas cotadas impulsionam o PSI 20. Os ganhos dos CTT e das papeleiras asseguram uma negociação em alta na bolsa nacional.

O principal índice bolsista português (PSI 20) arrancou a negociar em alta esta quinta-feira, valorizando 0,20%, para 4.783,74 pontos, em linha com as principais congéneres europeias.

No Velho Continente, os investidores aguardam pelas conclusões da reunião do Banco Central Europeu, na expectativa de que a equipa de Lagarde vai determinar um reforço dos estímulos através do programa de compra de obrigações. Isto, numa altura em que as notícias em torno das vacinas para a Covid-19 têm animado os investidores.

Na bolsa portuguesa, 13 empresas cotadas impulsionam o PSI 20. Os ganhos dos CTT e das papeleiras asseguram uma negociação em alta na bolsa nacional.

A empresa liderada por João Bento soma 1,18%, para 2,58 euros. No setor da pasta e do papel, a Navigator ganha 0,64%, para 2,51 euros, a Altri soma 0,57%, para 5,25 euros, e a Semapa evolui 0,52%, para 9,72 euros.

Destaque ainda para a EDP, que negoceia em alta (0,04%), um dia depois de ter anunciado que a Blackrock aumentou a sua participação na estrutura acionista para 5,06%. Ontem, a energética também anunciou que o governo espanhol aprovou a aquisição das subsidiárias da espanhola Viesgo – Fresco International, Viesgo Producción, Viesgo Renovables e Viesgo Europa – pela EDP, no âmbito do acordo alcançado o fundo australiano Macquarie, no verão.

Recomendadas

Lagarde com reconhecimento “pouco feliz” e a inflação na Alemanha a disparar. As escolhas da semana no “Mercados em Ação”

Estes e outros temas, como a saída do CEO da Galp, Andy Brown, são as escolhas da semana no programa da plataforma JE TV, conduzido pelo subdirector do JE, André Cabrita-Mendes.

Bolsa de Lisboa segue em terreno negativo a meio da sessão

No meio sessão seguem em terreno positivo apenas a Altri, que avança 0,20% para 5,09 euros, a Jerónimo Martins, que ganha 0,21% para 18,95 euros, e a Semapa, que sobe 0,16% para 12,28 euros.

IGCP conta emitir Obrigações do Tesouro de até mil milhões até ao fim do ano

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai fazer emissões de Obrigações do Tesouro até ao fim do ano e prevê também emitir Bilhetes do Tesouro.
Comentários