PSI20 em alta com ações da Mota-Engil e do BCP a liderarem ganhos

O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, segue hoje a valorizar-se 0,32%, mantendo a tendência da abertura, com as ações da Mota-Engil e do BCP a liderarem os ganhos. Pelas 08h51 de Lisboa, o PSI20 estava a subir 0,32% para os 5.224,32 pontos, com seis dos 18 títulos que o compõem a negociarem […]

O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, segue hoje a valorizar-se 0,32%, mantendo a tendência da abertura, com as ações da Mota-Engil e do BCP a liderarem os ganhos.

Pelas 08h51 de Lisboa, o PSI20 estava a subir 0,32% para os 5.224,32 pontos, com seis dos 18 títulos que o compõem a negociarem negativos, um inalterado (a Impresa, a valer 0,98 euros) e os restantes positivos.

A liderar os ganhos seguiam as ações da Mota-Engil, que avançavam 4,32% para 3,09 euros, seguidas das do BCP, que subiam 2,94% para 0,08 euros, e das do BPI, que ganhavam 1,50% para 1,56 euros.

Do lado das perdas, a PT e os CTT protagonizavam as maiores descidas, com quedas de 1,53% para 1,42 euros e de 0,40% para 7,65 euros, respetivamente.

Nota ainda para a descida de 0,19% para 8,45 euros dos títulos da retalhista Jerónimo Martins, um dos títulos com maior peso no índice PSI20.

Ainda do lado dos ganhos, destaque para a Galp, que progredia 0,08% para 9,75 euros, para a EDP, que avançava 0,44% para 3,41 euros, e para a EDP Renováveis, que ganhava 0,11% para 5,40 euros.

Na Europa, as praças europeias de referência, seguiam positivas, à exceção de Londres e Madrid, que registavam perdas de 0,05% e de 0,08%, respetivamente.

Os investidores estão hoje concentrados na reunião do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE), após a qual será anunciada a decisão sobre a taxa de juro diretora da zona euro.

O Conselho de Governadores deve manter inalterada a taxa de juro diretora nos 0,05% e não deve anunciar formalmente o plano de compra de dívida soberana, antecipam analistas contactados pela agência Lusa.

A taxa de juro diretora está no mínimo histórico de 0,05% desde setembro passado, quando o BCE anunciou também um programa de compra de dívida privada destinado a apoiar o mercado de crédito e a dinamizar a economia da zona euro.

OJE/Lusa

Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

O INE divulga hoje as estatísticas de rendas da habitação ao nível local no segundo trimestre do ano, os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores deste mês e ainda as estimativas mensais de emprego e desemprego referentes ao mês de agosto. Nos EUA, faz-se inventário ao crude, aos destilados e aos combustíveis.

Wall Street com mais um dia para esquecer

A perspectiva de manutenção das taxas de juro em alta pelos próximos (muitos) meses não dá tréguas aos investidores do mercado de capitais, que continuam a assistir ao afundamentos dos principais índices da praça norte-americana.

Bitcoin alcança valor mais alto em uma semana e ultrapassa os 20 mil dólares

A criptomoeda subiu 5% esta terça-feira, acompanhada pela Ethereum, que subiu 4%, num dia de subidas generalizadas entre as criptomoedas.