PSI 20 negoceia no vermelho penalizada pela banca

O PSI 20, principal índice da bolsa portuguesa, iniciou a semana no vermelho penalizada em primeira linha pelo setor bancário.


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Na primeira sessão bolsista pós o anúncio de venda do Banif ao Santander Totta, uma solução que implica a participação do fundo de resolução, os dois outros bancos cotados – BCP e BPI – abriram em queda.

O banco liderado por Nuno Amado negoceia a cair mais de 2%, enquanto o banco presidido por Fernando Ulrich perde 1,5%.

O Estado vai vender a parte boa do Banif ao Santander por 150 milhões de euros e mobilizar 2.255 milhões para assumir os ativos tóxicos. O fundo de resolução, participado pelos principais bancos do sistema, é chamado a participar com 489 milhões de euros.

O PSI 20 recua 0,26% para 5.296.96 pontos, numa manhã marcada pelo vermelho na maioria dos mercados europeus. O destaque vai para o madrileno Ibex35, que lidera as perdas com uma queda superior a 2,5%, no rescaldo das eleições de ontem que configuram um cenário difícil para a formação de um novo Governo.

OJE

Recomendadas

CMVM publica cinco decisões de contraordenação, incluindo a coima de 75 mil euros à Orey Antunes

Na base das decisões da CMVM estão três processos por violação de deveres de atuação dos auditores. O processo contra a Orey Antunes por não ter divulgado os documentos de prestação de contas anuais e um processo por violação de deveres dos intermediários financeiros.

Wall Street abre a terceira sessão da semana com perdas ligeiras

A Lyft, concorrente da Uber, é um dos títulos em destaque, depois de anunciar que congelou todas as contratações nos Estados Unidos até ao final do ano, no âmbito de um corte de custos para controlar o impacto da inflação. As ações da plataforma de transporte reagem pela positiva.

CMVM lança o Via Mercado em Aveiro

“Esta é uma iniciativa que procura promover o acesso das empresas ao mercado de capitais“, diz a CMVM.