PSP e Airbnb dão cinco dicas na luta contra a criminalidade online

As tentativas de burla relacionadas com as férias estão entre as fraudes mais comuns, de acordo com estudos realizados em Espanha e no Reino Unido. Em altura de férias de verão, importa prestar ainda mais atenção às recomendações.

A Polícia de Segurança Pública e a Airbnb estabeleceram uma parceria na procura de sensibilizar para o problema das burlas e aconselham os hóspedes sobre o que devem ter em atenção no momento de fazer uma reserva para as férias.

De acordo com um comunicado da plataforma, as tentativas de burla relacionadas com as férias estão entre as fraudes mais comuns, revelaram estudos realizados em Espanha e no Reino Unido. O verão é uma altura propícia a esta prática, visto que muitas pessoas vão de férias e arrendam casa em aplicações como a Airbnb.

O mesmo comunicado cita uma sondagem em que três em cada quatro inquiridos referem que as burlas são cada vez mais convincentes, enquanto 25% da Geração Z e um terço dos Millenials referiram já ter sido burlados pelo menos uma vez.

“Desde websites aparentemente genuínos a ofertas ‘demasiado boas para serem verdadeiras’, os criminosos usam uma variedade de métodos para enganar as pessoas e fazer com que elas entreguem o seu dinheiro e informação”, refere a PSP, lembrando que “quem acreditar ter sido vítima de uma burla, não deve hesitar em denunciá-lo numa esquadra da PSP.”

Posto isto, a PSP e a Airbnb juntaram-se e têm cinco dicas para os turistas que queiram fazer uma reserva.

  1. Não clique em links recebidos por email ou SMS que não transmitam confiança. Estes podem ser uma tentativa de roubar informação pessoal ou infetar dispositivos.
  2. Evite ofertas “demasiado boas para serem verdadeiras”, que muitas das vezes parecem ser urgentes.
  3. Ao consultar um anúncio, importa prestar atenção à colocação de poucas fotografias e de má qualidade, assim como uma descrição com erros ortográficos. Podem ser indicação de uma burla.
  4. Comunique reserve e pague somente através da própria plataforma Airbnb, sem depósitos ou transferências bancárias.
  5. Utilize uma palavra-passe que não esteja comprometida e mantenha os seus dispositivos atualizados, de forma a evitar ser alvo de um destes esquemas.
Recomendadas

Nova lei das telecomunicações protege consumidores que querem cancelar um contrato (com áudio)

De acordo com a nova lei, publicada dia 16 deste mês, esta situação será modificada. A nova lei prevê que nos casos em que o motivo se trata de desemprego, doença prolongada ou emigração, os consumidores poderão rescindir o contrato sem ter que efetuar qualquer pagamento.

Tome atenção aos falsos intermediários de créditos

É importante que o consumidor redobre os seus cuidados e que procure por estar sempre informado. Esteja atento a estas abordagens e na dúvida, antes da celebração de qualquer negócio, o consumidor deve analisar se a entidade em questão está habilitada a exercer a sua atividade em Portugal através do site do Banco de Portugal.

Gasolina vendida 1,8 cêntimos e gasóleo 2,2 cêntimos acima da referência

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana entre 08 e 14 de agosto, no caso da gasolina, 1,8 cêntimos e no gasóleo 2,2 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE, segundo a entidade.
Comentários