[weglot_switcher]

PSP previne atentados na noite de Ano Novo em Lisboa e Porto

A PSP vai colocar barreiras para impedir a passagem de camiões na zona da Praça do Comércio, em Lisboa, e na Avenida dos Aliados, no Porto.
  • Hugo Correia/Reuters
31 Dezembro 2016, 17h12

A Polícia de Segurança Pública está a colocar barreiras para impedir a passagem de veículos pesados nas zonas onde se esperam milhares de pessoas na noite de passagem de ano, em Lisboa e no Porto. De acordo com o Observador, em torno da Praça do Comércio vão ser montados “carris metálicos, carris anti-veículos, para evitar situações como a de Berlim”. O mesmo sucede em torno da Avenida dos Aliados no Porto, onde estão também a ser colocadas barreiras de betão, para evitar o mesmo tipo de situação.

Em declarações ao Jornal de Notícias, o Ministério da Administração Interna refere que, apesar de existirem estas medidas, o nível de alerta de atentado terrorista em Portugal mantém-se sem alterações.

Na capital, mais precisamente na baixa da cidade, serão criados três perímetros de segurança e o reforço de agentes na rua pode ascender às duas centenas. Estarão na rua agentes do Corpo de Intervenção, equipas de intervenção rápida e elementos da divisão de trânsito. O perímetro mais alargado estende-se até à zona do Rossio, onde serão visíveis os elementos do Corpo de Intervenção. À medida que o perímetro vai encurtando, chegando mais perto da Praça do Comércio, a presença das forças de autoridade será menos visível, mas nem por isso em menor número.

É na zona da baixa pombalina que se concentra o maior número de efetivos, mas nem por isso será descurado o policiamento, com reforço, noutras áreas da capital.

A PSP adverte as pessoas para que não levem carros para as zonas das festividades, nem carreguem objetos de grande valor, assim como quantias avultadas de dinheiro nas malas.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.