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Publicações nas redes sociais podem influenciar o seu futuro trabalho, alerta especialista

A Robert Walters, empresa especialista em recrutamento e seleção, diz como usar as redes mais populares para proteger a imagem profissional.
9 Agosto 2022, 13h30

As fotos e vídeos partilhados este verão podem influenciar negativamente a procura de emprego, alerta a Robert Walters, empresa especialista em recrutamento e seleção, que analisa as redes mais populares e diz como usá-las para proteger a imagem profissional.

Twitter

Com exceção dos profissionais que trabalham em marketing ou comunicação, o Twitter é geralmente considerado mais adequado para uso pessoal.

“Na procura de profissionais de marketing e comunicação digital, consultores ou entrevistadores podem esperar uma presença ativa no Twitter. Participar em discussões online relevantes para o sector é uma boa forma de demonstrar o seu conhecimento sobre as redes sociais e demonstrar as competências que podem ser aplicadas a uma posição de marketing”, diz, em comunicado, o diretor da Robert Walters Portugal, François-Pierre Puech.

Mais de metade dos consultores dizem que procuram os seus candidatos através das redes sociais antes de os entrevistarem, afetando mesmo a sua decisão ao fazerem uma oferta.

Quando se trabalha num sector onde ter uma presença no Twitter pode ser importante quando se procura um emprego, é aconselhável esconder os seguidores e os que são seguidos pela criação de listas privadas, de modo a que os entrevistadores vejam o feed do Twitter, mas não tenham acesso às contas a que estão ligados.

“No caso de não trabalhar numa função de marketing ou comunicação digital, a presença no Twitter pode ser apenas para uso pessoal. Neste caso, proteger a conta também é importante. A melhor recomendação é aproveitar as definições de privacidade para esconder informações pessoais na plataforma, ou mesmo tweets. Mesmo que seja um perfil privado do Twitter, os consultores de pesquisa e recrutamento podem ver a biografia. É por isso que temos de evitar incluir conteúdos inadequados nesta secção”, indica a nota.

Instagram

A maioria dos especialistas em recrutamento e seleção (70%) acredita que o Instagram deve ser utilizado exclusivamente para interação pessoal, e que não é uma ferramenta de networking profissional adequada.

“Tornar o seu perfil de Instagram inacessível a qualquer pessoa fora do seu círculo social é uma precaução razoável. Houve casos em que algumas pessoas perderam os seus empregos devido aos comentários que fizeram através do Instagram”, diz François.

Assim, para garantir que o seu perfil de Instagram é privado, deve-se manter atualizado sobre as definições de privacidade do Instagram, remover o perfil das pesquisas do Google, e ocultar posts e stories daqueles que não seguem a conta.

“No caso de manter um perfil público, tem de assumir que tudo o que for publicado este verão pode ser visto por um potencial gestor de pesquisa e seleção agora ou no futuro, e como consequência, poderá ver o que aparece no feed”, sublinha a Robert Walters.

LinkedIn

A plataforma de networking profissional online mais utilizada no mundo tornou-se a rede social padrão para os profissionais, uma vez que há algum tempo que tem sido um espaço para participar com colegas do mesmo sector, discutir questões relacionadas com a sua área de trabalho, e construir uma reputação profissional online.

Muitos consultores de recrutamento e seleção analisam o perfil do LinkedIn para obter informações sobre experiência profissional, recomendações, grupos que seguem, antes de decidir se convidam ou não um profissional para uma entrevista. Assim, é conveniente que o perfil esteja completamente atualizado.

Ademais, é importante garantir que o seu perfil destaca as principais responsabilidades profissionais e realizações para atrair a atenção dos profissionais de RH, e destacar-se da multidão.

“O LinkedIn é também uma plataforma interessante para discutir a inovação e as tendências do sector com outros profissionais. Juntar grupos e estar ativo, também no verão, pode ajudar a mostrar aos consultores que está comprometido com o setor e as suas novidades. Receber recomendações de colegas ou chefes anteriores também é muito útil. Isto pode ajudar os gestores a tomar uma decisão sobre convidar para uma entrevista, informando-os do que os outros entendem como pontos fortes”, destaca o documento.

“Sabemos que a maioria dos entrevistadores vê os perfis do LinkedIn de potenciais colaboradores como parte do processo de contratação. Use o seu LinkedIn para demonstrar a sua abordagem proativa e dar-lhe uma vantagem sobre outros candidatos”, conclui François.

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