[weglot_switcher]

Putin anuncia que gás russo tem de ser pago em rublos a partir de sexta-feira (com áudio)

Depois das ameaças, vem a concretização. O presidente russo anunciou esta tarde um decreto que obriga a que o gás natural seja pago em rublos já a partir de amanhã. Caso contrário, contratos serão rasgados.
  • Alexey Malgavko/Reuters
31 Março 2022, 15h14

Vladimir Putin anunciou esta quinta-feira a assinatura de um decreto que prevê a obrigatoriedade do pagamento do gás russo em rublos a partir de amanhã, dia 1 de abril, consumando a ameaça feita ao longo dos últimos dias.

“Para poderem comprar gás natural russo, devem abrir contas em rublos nos bancos russos. É a partir destas contas que serão efetuados os pagamentos do gás entregue a partir de amanhã”, esclareceu Putin numa declaração pública feita pela televisão.

“Se tais pagamentos não forem efetuados, consideraremos que se trata de um incumprimento por parte dos compradores, com todas as consequências daí resultantes. Ninguém nos vende nada de graça, e também não vamos fazer caridade – ou seja, os contratos existentes serão suspensos”, disse o presidente russo.

Atualmente, a Rússia fornece cerca de um terço do gás da Europa.

No dia 23 de março, Vladimir Putin fez saber publicamente que os países que considera “hostis” à Rússia só poderiam pagar o gás russo em rublos.

“Tomei a decisão de implementar um conjunto de medidas para mudar o pagamento para rublos do nosso gás entregue a países hostis”, disse o governante na altura, citado pela agência russa de notícias “Tass”.

O Kremlin está a estudar como fechar a torneira do gás natural a países considerados hostis pelo Kremlin.

“A Gazprom está a trabalhar numa opção de parar completamente com o fornecimento de gás a países hostis e está a avaliar as consequências destas medidas”, de acordo com a “Reuters”, que cita o jornal diário russo “Kommersant”.

As medidas estão a ser estudadas pela Gazprom, a gigante estatal energética, e surgem depois de o presidente Vladimir Putin ter dito que o país vai começar a exigir a países “hostis” o pagamento de gás em rublos. Putin ordenou o banco central russo e a Gazprom a terem o esquema de pagamentos pronto a 31 de março, uma medida que visa responder à onda de sanções ocidentais contra a Rússia depois de ter lançado uma “operação militar especial” no país vizinho, terminologia russa para invasão da Ucrânia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.