[weglot_switcher]

Putin avisa EUA: “Não vamos continuar a tolerar esta insolência”

O Congresso norte-americano aprovou uma agravamento de sanções económicas contra a Rússia. E Putin não gostou.
27 Julho 2017, 20h01

Vladimir Putin disse que não vai continuar a responder à “insolência” norte-americana e alertou para “um crescimento da histeria anti-russos” em Washington”. Esta é uma resposta ao Congresso, que aprovou um agravamento de sanções económicas contra a Rússia

“Nós comportamo-nos de forma muito reservada, muito paciente, mas a certa altura temos de responder, porque é impossível tolerar indefinidamente a insolência para com o nosso país”, declarou Putin no decorrer de uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo finlandês, Sauli Niinisto, em Savonlinna, Finlândia, citado pela Lusa.

O tipo de resposta concreta da Rússia ainda não está definida, mas Putin defende que vai depender da versão final do projeto de sanções, adotado terça-feira pela câmara baixa do Congresso dos Estados Unidos. O projeto deverá passar na Câmara alta, o Senado, e promulgado por Donald Trump.

As sanções visam punir a Rússia pela alegada interferência nas eleições presidenciais de novembro do ano passado. “Não considero que se trate de uma investigação, uma vez que uma investigação pressupõe determinar um conjunto de circunstâncias, estudar os motivos e entender as partes (envolvidas)”, considerou Putin.

“Mas o que vemos é simplesmente um crescimento da histeria anti-russos. (…) É triste que as relações russo-americanas sejam sacrificadas” devido a política interna, realçou o presidente russo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.