[weglot_switcher]

Merkel e Hollande advertem Putin sobre Alepo

Chanceler e líder francês convencidos de que pode haver progressos no território sírio depois desta cimeira.
  • Philippe Wojazer/Reuters
20 Outubro 2016, 07h01

Angela Merkel e François Hollande voltaram a advertir Vladimir Putin acerca dos bombardeamentos contra a cidade síria de Alepo. “Tivemos uma conversa muito clara e dura com o presidente Putin”, disse a chanceler, citada pela agência EFE, insistindo que os referidos ataques à cidade são “desumanos” e podem ser considerados “crimes de guerra”, embora não tenham sido abordados eventuais reforços nas sanções a aplicar aos russos.

Hollande, por seu turno, admitiu ter saído da reunião com a ideia de que a paragem dos bombardeamentos, iniciada na terça-feira e facilitando a pausa humanitária, poderia mesmo “prolongar-se”, embora rejeitasse adiantar-se a um assunto que, segundo referiu, cabe a Putin anunciar.

De acordo com a EFE, Merkel e Hollande defenderam que Bashar al-Assad e os russos “não podem usar a luta contra os terroristas como desculpa para bombardear uma cidade habitada por 300 mil civis”. A chanceler acrescentou: “Somos países que combatemos com determinação o terrorismo, mas isso não legitima a morte de 300 mil pessoas em função dessa causa.” O presidente gaulês pediu que não se confunda a oposição moderada com a frente Al-Nusra e adicionou: “Dissemos o que pensamos, a determinação que temos e a pressão que pretendemos exercer.”

Ao mesmo tempo, a Ucrânia esteve no centro das atenções na cimeira em que Petró Poroshenko, líder ucraniano, também participou no sentido de que fossem reatados os esforços para pôr termo ao conflito.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.