[weglot_switcher]

Putin recandidata-se à presidência da Rússia em 2018

O anúncio da candidatura foi feito depois de um trabalhador de uma fábrica automóvel visitada por Putin lhe ter pedido “a prenda” de saber que o Presidente se apresentaria de novo às eleições.
  • Reuters
6 Dezembro 2017, 15h07

Sem surpresa, Vladimir Putin anunciou a intenção de se recandidatar ao cargo de Presidente da Rússia nas eleições do próximo mês de março. Numa visita a uma fábrica automóvel em Nizny Novgorod, Putin declarou que não conseguia encontrar um melhor sítio ou momento para anunciar a sua candidatura.

Horas antes, o Presidente russo tinha dito que decidiria “em breve” se se recandidataria ou não”, considerando que “a motivação por trás da decisão só poderia ser um desejo de melhorar as condições de vida do nosso povo, tornar o nosso país mais poderoso, melhor protegido e com olhos no futuro”. Esses objetivos, continuou Putin, “só poderão ser atingidos se houver confiança e apoio popular. A decisão será tomada em breve, e enquanto estiver a ponderar vou ter a conversa de hoje convosco e a vossa reacção em conta”, disse o ex-agente do KGB ao grupo de jovens voluntários com que estava então reunido.

Com taxas de aprovação na ordem dos 80% e um feroz controlo da comunicação social, especialmente a televisão, ainda a principal fonte de notícias da população russa, Putin terá assegurada a sua reeleição para um segundo mandato desde que regressou à presidência, e quarto da sua vida política. Recorde-se que a constituição russa prevê um limite de dois mandatos presidenciais, mas Putin passou brevemente pelo cargo de primeiro-ministro, trocando depois de lugar com o seu sucessor Dimitri Medvedev após o final do seu primeiro mandato em 2012.

O anúncio da candidatura foi feito depois de um trabalhador da fábrica visitada por Putin lhe ter pedido “a prenda” de saber que o Presidente se apresentaria de novo às eleições, dizendo que “sem excepção, todos nesta sala o apoiam. Senhor Putin, dê-nos a prenda de anunciar a sua decisão. Porque estamos todos consigo”. Putin disse então “avançarei com a minha candidatura para o cargo de presidente da Ferderação Russa”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.