[weglot_switcher]

Putin recusa ir a França e só volta quando Hollande “se sentir mais à vontade”

A acusação de “crimes de guerra” que Hollande fez à Rússia terá estado na origem da decisão do cancelamento da visita, que estava planeada para o próximo dia 19 de outubro.
  • Vladimir Putin
11 Outubro 2016, 14h57

A visita oficial de Vladimir Putin a Paris foi cancelada, afirmou uma fonte do Kremlin à agência noticiosa russa Tass, esta terça-feira. O presidente russo iria inaugurar uma igreja ortodoxa na capital francesa no dia 19 de outubro, mas só vai voltar a marcar a viagem quando François Hollande “se sentir mais à vontade”.

A CNN avançou com a notícia, destacando que a fonte do Kremlin não justificou o cancelamento do encontro entre os dois chefes de Estado. No entanto, a decisão surge pouco depois de o presidente francês estar indeciso entre receber ou não o seu homólogo russo e de ter acusado a Rússia de “crimes de guerra” contra a cidade síria de Alepo.

Em entrevista à estação de televisão TF1, François Hollande assegurou que estava em dúvida sobre receber o presidente russo no país. O chefe de Estado francês disse ao canal: “Pergunto-me a mim mesmo: é útil? É necessário?”. Caso aceitasse receber, Hollande garantiu que iria “dizer-lhe que isso é inaceitável, que é mau até para a própria imagem da Rússia”.

“O que eu lhes digo é que estas populações são hoje vítimas de crimes de guerra, e aqueles que cometem estes atos terão de assumir a sua responsabilidade perante o Tribunal Penal Internacional”, acrescentou Hollande.

De acordo com a mesma fonte, Vladimir Putin não descarta a possibilidade de voltar a França noutro momento, mas isso só irá acontecer quando o François Hollande “se sentir mais à vontade” com a reunião.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.