Putin foi submetido a tratamento de cancro, revelam secretas americanas (com áudio)

As especulações em torno de uma possível deterioração do estado de saúde de Vladimir Putin têm vindo a aumentar nos últimos meses, com vários relatos não confirmados a darem força a este cenário.

epa09910064 Russian President Vladimir Putin meets with Russian Olympic and Paralympic athletes during a state awards ceremony for Russian medal winners of the Beijing 2022 Olympic Winter Games at the Kremlin in Moscow, Russia, 26 April 2022. EPA/YURI KOCHETKOV

Um relatório com informação classificada dos EUA, refere que Vladimir Putin terá sido submetido em abril, a um tratamento contra um cancro em estado avançado, apurou a “Newsweek” junto de fontes dos serviços secretos norte-americanos.

De acordo com os mesmos funcionários, que representam três agências diferentes, o documento confirma, também, que houve uma tentativa de assassinato de Putin em março.

Os três oficiais – um do gabinete do Diretor dos Serviços Secretos Nacionais, um oficial superior reformado da Força Aérea, e um da Agência de Inteligência da Defesa – consideram que o isolamento do líder russo torna mais difícil para os serviços secretos norte-americanos avaliarem com precisão o estado e a saúde de Putin.

“O que sabemos é que há um iceberg lá fora, embora coberto de nevoeiro”, diz o líder da DNI, que solicitou anonimato à “Newsweek”.

As especulações em torno de uma possível deterioração do estado de saúde de Vladimir Putin têm vindo a aumentar nos últimos meses, com vários relatos não confirmados a darem força a este cenário.

De acordo com a revista norte-americana “Newsweek”, um oligarca próximo do Kremlin terá sido gravado a confirmar que “o presidente [da Rússia] está gravemente doente com cancro hematológico (cancro do sangue)”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, reagiu às especulações sobre o estado de saúde de Vladimir Putin, negando que o presidente russo esteja doente, segundo a “BBC”.

“Não creio que as pessoas sãs possam ver nesta pessoa sinais de algum tipo de doença ou enfermidade”, disse Sergei Lavrov numa entrevista ao canal francês “TF1”, sublinhando que o líder russo aparece em público todos os dias.

Recomendadas

Bruxelas prepara plano de emergência para precaver corte total de gás russo (com áudio)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou hoje perante o Parlamento Europeu que o seu executivo vai apresentar este mês um plano de emergência europeu para precaver um eventual corte total de fornecimento de gás russo.

Modelo, atriz e sniper. Quem era a brasileira que perdeu a vida na Ucrânia?

Thalita do Valle, de 39 anos, lutava ao lado das forças ucranianas em Kharkiv. A cidade foi atacada e a mulher não resistiu.

Erdogan vai “intensificar” negociações para garantir exportação de cereais da Ucrânia

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse esta terça-feira que pretende “intensificar” as negociações com Rússia e Ucrânia para garantir um acordo sobre o plano da ONU para a exportação de cereais ucranianos para o mercado mundial.
Comentários