[weglot_switcher]

‘Putting Australian Workers First’: Austrália acaba com visto temporário

“Os trabalhadores australianos devem ter prioridade de emprego na Austrália”, afirmou o primeiro-ministro.
  • AAP/Joel Carrett/via REUTERS
18 Abril 2017, 18h12

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, anunciou hoje o fim do visto temporário para trabalhadores estrangeiros. Também a renovação do mesmo exige uma maior qualificação profissional do que anteriormente.

Conhecido como o “visto 457”,  era concedido aos trabalhadores estrangeiros e aos seus familiares durante quatro anos. A partir de agora, é preciso mais experiência profissional e maior conhecimento da língua inglesa, entre outros requisitos.

A razão por detrás desta decisão é a  vontade de Turnbull em garantir mais postos de trabalho para os australianos.

“Não vamos permitir que os vistos do tipo 457 se convertam em passaportes para trabalhos que poderiam e deveriam ser para australianos”, disse o primeiro-ministro, citado pela Agência Brasil.

“A Austrália é um país de muitos imigrantes e, por isso, multicultural. No entanto, os trabalhadores australianos devem ter prioridade de emprego no país”, afirmou.

Turnbull disse que a decisão foi tomada após uma análise minuciosa da situação, e negou ser uma resposta a partidos de extrema direita, como o One Nation.

Em setembro de 2016, mais de 95 mil pessoas residiam na Austrália com este tipo de visto, segundo os últimos dados do departamento de Imigração. Um quarto dos detentores deste documento são da Índia, seguindo-se as pessoas com nacionalidade britânica, com 19,5% e 2,8% são chineses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.