[weglot_switcher]

Pyongyang poderá ter falsificado último lançamento de míssil

Os exércitos sul-coreanos e norte-americanos acreditam que a Coreia do Norte disparou esta semana um míssil de menor escala do que aquele que afirma ter lançado. A suspeita surge um dia depois de analistas de vários países terem certificado várias inconsistências no vídeo e nas fotografias divulgados por Pyongyang na sexta-feira.
  • KCNA/via REUTERS
27 Março 2022, 09h41

Os exércitos sul-coreanos e norte-americanos acreditam que a Coreia do Norte disparou esta semana um míssil de menor escala do que aquele que afirma ter lançado, de acordo com fontes militares sul-coreanas citadas pela agência Yonhap.

A afirmação surge um dia depois de analistas de vários países terem certificado várias inconsistências no vídeo e nas fotografias divulgados por Pyongyang na sexta-feira.

Na quinta-feira, a Coreia do Norte lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM) que voou 1.090 quilómetros e atingiu uma altitude de mais de 6.200 quilómetros.

No dia seguinte lançou uma série de fotografias e um vídeo afirmando que o que lançou foi um Hwasong-17, um novo ICBM que tinha exibido pela primeira vez em 2020, mas que não tinha sido testado até agora.

No sábado, o analista do site especializado NK News, Colin Zwirko, foi o primeiro a alertar para as inconsistências do material, defendendo que as imagens tiradas na quinta-feira parecem ter sido misturadas com outras capturadas em 16 de março, quando a Coreia do Norte lançou um ICBM do mesmo local, mas sem sucesso.

Zwirko foi seguido por muitos analistas que salientaram estas inconsistências, desde a posição das sombras no solo até ao aspeto do terreno a partir do qual o míssil foi lançado.

No dia do lançamento, a agência Yonhap citou fontes militares sul-coreanas que consideravam que o lançamento de quinta-feira era provavelmente uma versão modificada de um Hwasong-15, um ICBM com um alcance mais curto do que o Hwasong-17.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.