[weglot_switcher]

Quadro de Paula Rego vendido em Londres por meio milhão de euros

“School for Little Witches” “School for Little Witches” foi pintado tendo em mente uma professora que aterrorizou a pintora quando era criança. “Ela disse: ‘Olhem para esta menina, que diz que quer ser uma pintora e olhem para o lixo que ela desenha'”, lembra a artista.
  • School for Little Witches
3 Março 2022, 17h15

O quadro “School for Little Witches” de Paula Rego foi vendido esta quarta-feira por 415 mil libras (500 mil euros), num leilão em Londres, acima da estimativa da Christie’s.

Datado de 2009, o quadro de 154 por 121 centímetros, mostra um grupo de crianças e os seus cuidadores adultos, “como que clientes de uma creche absurda”, pode ler-se no ensaio sobre a obra, publicado pela leiloeira.

Curiosamente, “School for Little Witches” foi pintado tendo em mente uma professora que aterrorizou a pintora quando era criança. “Ela ensinou-me a tabuada e fez-me sentir mal em relação aos meus desenhos. Ela disse: ‘Olhem para esta menina, que diz que quer ser uma pintora e olhem para o lixo que ela desenha’. Projeto pessoas feias como personagens feias, bullies e bruxas. Uso-as em cenários e tiro prazer da sua queda”, afirmou Paula Rego, numa entrevista de 2019 citada pelo ensaio da Christie’s.

Em Julho de 2015, um quadro de Paula Rego sobre a morte do seu marido, foi arrematado num leilão em Londres por 1,6 milhões de euros, estabelecendo um recorde da artista portuguesa.

Uma outra obra da artista, “Looking Out”, de 1997, um pastel sobre papel em suporte de alumínio, com valor estimado entre os 707 mil e os 989 mil euros, foi arrematado no mesmo leilão por uma licitação final de 1.360.941 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.