[weglot_switcher]

Quais os bancos que têm mais de 300 mil empregados?

A Bloomberg recolheu informação sobre o número de funcionários dos principais bancos a nível mundial e deu conta de que dois deles, na China, contabilizam atualmente mais de 450 mil empregados. Uma das conclusões retiradas da análise à quantidade de colaboradores foi a de que há 11 entidades bancárias, nas quais se inclui a Wells […]
1 Julho 2017, 17h30

A Bloomberg recolheu informação sobre o número de funcionários dos principais bancos a nível mundial e deu conta de que dois deles, na China, contabilizam atualmente mais de 450 mil empregados. Uma das conclusões retiradas da análise à quantidade de colaboradores foi a de que há 11 entidades bancárias, nas quais se inclui a Wells Fargo, a JPMorgan Chase e a HSBCl, cujas escalas de trabalhadores incluem mais de 200 mil pessoas.

A quantia de pessoas a trabalhar é uma preocupação para vários líderes no setor. Frequentemente, os clientes são confrontados com notícias de que os CEOs estão à procura de maneiras de cortar nos recursos humanos ou nas agências locais. Por exemplo, o maior banco japonês, o Mitsubishi UFJ Financial Group, que conta de momento com 147 mil funcionários, quer reduzir aproximadamente 7% da equipa até à próxima década.

A holding de serviços financeiros, sediada na zona de Chiyoda, na cidade de Tóquio, e vista como uma das principais empresas do grupo Mitsubishi, é titular de ativos que rondam os 2,5 biliões de dólares. No entanto, o poderio não é suficiente para os “credores continuem a reduzir empregos quase uma década depois da crise financeira global”, conforme explicam os dados compilados pela agência.

Ao analisar os colaboradores 16 empresas financeiras de todo o mundo, incluindo os trabalhadores temporários e em regime de part time, a Bloomberg constatou que os cabecilhas do ranking de empregados são o Banco Agrícola da China (em redor dos 500 mil), Banco Industrial e Comercial da China (aproximadamente 460 mil) e o China Construction Bank (cerca de 360 mil).

A estes seguem-se o banco russo Sberbank, o Banco da China, o Wells Fargo, a JP Morgan, o HSBC, o Citigroup e o BNP Paribas, que perfaz o 10º lugar na tabela. Depois, encontram-se os restantes, com menos funcionários: o State Bank of India, o Bank of America, o espanhol Banco Santander, o banco de retalho chinês Postal Savings Bank of China e o francês Société Générale.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.