Quais os países europeus que estão a vacinar crianças entre os cinco e onze anos?

Conheça os países que escolheram avançar com a vacinação de crianças com idades abaixo dos 12 e quais as suas estratégias.

Ramzi Boudina – Reuters

Em Portugal inicia-se esta segunda-feira o autoagendamento para a vacinação das crianças com idades entre os cinco e os onze anos e um pouco por toda a Europa este processo vai avançando. Conheça os países europeus que escolheram avançar com a vacinação de crianças com idades abaixo dos 12, depois da recomendação por parte da Agência Europeia do Medicamento e quais as estratégias.

Portugal

Esta segunda-feira, 13 de dezembro, arranca o agendamento para vacinar as crianças. O Governo estima que sejam imunizadas cerca de 600 mil crianças até março de 2022 e as que têm comorbilidades vão ter prioridade. Embora a Madeira inicie o processo na terça-feira, 14 de dezembro, no resto do país começa a 18 e 19 de dezembro para crianças entre os dez e os onze anos, começando nas idades mais altas e indo decrescendo a partir daí.

Espanha

No mesmo dia em que em Portugal decidiu avançar com a vacinação, a vizinha Espanha já tinha escolhido fazer o mesmo. De recordar que Espanha, que está entre os países mais imunizados do mundo, com 90% das pessoas com 12 anos ou mais totalmente vacinadas. Neste país o processo começará a 15 de dezembro.

Itália

Em Itália a vacinação nas faixas etárias entre os cinco e os onze anos já começou e na região central da Lazio existem palhaços e malabaristas nas clínicas de forma a entreter os mais pequenos.  “A vacinação deve ser um momento de alegria onde as crianças se sintam à vontade”, disse  à “Reuters” o médico Alessio D’Amato.

Por sua vez, em Ligúria, as autoridades criaram um super-herói chamado Capitão Vacina, que carrega uma mala de médico e veste um casaco branco com um grande “V” impresso no peito.

Apesar das estratégias, uma sondagem na Itália aponta que uma parte dos pais não vai querer vacinar os filhos. Segundo a sondagem realizada pela Noto Sondaggi, divulgada a 5 de dezembro, quase dois terços dos entrevistados apoiavam a vacinação, mas a percentagem caiu para 40% entre os pais com filhos com cinco a doze anos.

Alemanha

A comissão consultiva de vacinação da Alemanha, STIKO, admitiu que não poderia fazer uma recomendação geral para a vacina devido à limitação de dados. Assim, os alemães preferiram recomendar que as crianças entre os cinco e os onze anos com doenças pré-existentes recebessem a vacina.

Atualmente as crianças, na Alemanha, representam a faixa etária onde a Covid é mais prevalente e como tal no estado alemão da Saxónia, um dos mais afetados pelo aumento das infeções por Covid-19, já começou a vacinar crianças em risco com menos de 12 anos de idade.

França 

Na França, apenas crianças com excesso de peso ou com problemas graves de saúde terão acesso à vacinação para começar, mas ainda não existe data para o começo.

Pelo menos 360 mil crianças, de acordo com dados oficiais, com uma série de doenças crónicas – incluindo doenças cardíacas, doenças pulmonares graves, cancro, doenças renais, doenças hepáticas ou formas graves de asma vão ser elegíveis.

Relacionadas

Autoagendamento para vacinação de crianças fica disponível a partir de hoje (com áudio)

A vacinação das crianças dos dez e onze anos arranca este fim-de-semana, a 18 de dezembro.

Respostas Rápidas: O que precisa saber sobre a vacinação das crianças entre os cinco e os onze anos?

Esta sexta-feira foram revelados os pormenores relativos à vacinação nesta faixa etária. Conheça os detalhes em torno da vacinação nas crianças 

Parecer da DGS. Avaliação de risco considerou “apenas os benefícios físicos diretos” para vacinar as crianças

A Direção Geral de Saúde defende que as crianças têm sido fortemente afetadas pela pandemia devido aos confinamentos sucessivos.

Graça Freitas: “Não estão previstas sanções para crianças que não estejam vacinadas”

Ainda durante conferência de imprensa, Graça Freitas sublinhou a “atividade epidémica crescente”. Segundo a diretora geral de Saúde nos últimos dias “451 uma crianças dos cinco aos nove anos adoeceram” com a Covid-19, perfazendo “6320 casos”.

Portugal inicia vacinação das crianças abaixo dos 12 anos a 18 e 19 de dezembro

As crianças de dez e 11 anos serão as primeiras a ser vacinadas a 18 e 19 de dezembro podendo também ser vacinadas algumas crianças de nove anos.

Covid-19: “Avaliação de risco-benefício é favorável à vacinação” de crianças dos 5 aos 11 anos, garante DGS

De acordo com a DGS, a posição técnica “dava conta de que estava em avaliação o melhor intervalo entre doses para estas faixas etárias e que essa decisão técnica seria tomada na reunião regular da CTVC [Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19] de dia 9 de dezembro”.
Recomendadas

Portugal registou 14.852 casos e 45 mortes de Covid-19 na última semana

Todas as regiões do país registaram menos casos do que na semana anterior.

Isolamento deixa de ser obrigatório para infetados com Covid-19

O Ministério da Saúde também aponta que os testes a covid-19 deixam de ser prescritos via SNS 24
Comentários