[weglot_switcher]

Qual o contributo dos politécnicos para Portugal?

Os presidentes dos conselhos gerais dos Institutos Politécnicos promovem esta terça-feira, 22 de novembro, no Parque das Nações, em Lisboa, o debate público sobre o contributo dos politécnicos para o desenvolvimento do país.
20 Novembro 2016, 10h44

O encontro realiza- no seguimento da posição pública dos presidentes deste órgãos de gestão de todas as instituições politécnicas portuguesas, no que toca à outorga de doutoramentos e à designação das instituições no estrangeiro.

Em comunicado enviado às redações, os presidentes dos conselhos gerais destacam ainda o facto de tão importante debate acontecer por ocasião dos 40 anos da Constituição da República.

Com ele, os responsáveis máximos dos politécnicos pretendem questionar qual a diversidade no ensino superior em Portugal que melhor serve o desenvolvimento socioeconómico do país.

A realidade com que nos confrontamos é a de um sistema em que a diferenciação se faz sobretudo pela possibilidade legal de concessão do doutoramento e pelo acesso a determinados financiamentos, além da questão da designação, que internacionalmente não tem correspondência, não é entendida, e penaliza os politécnicos portugueses, seja na captação de estudantes estrangeiros, seja na integração em consórcios, entre outras situações, vinca o presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria e representante dos presidentes dos conselhos gerais dos politécnicos, Pedro Lourtie.

O encontro tem início marcado para as 15h00 e será aberto pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.