[weglot_switcher]

Qual é a diferença entre marketplace e e-commerce?

Nas suas compras virtuais procure o selo CONFIO que é um certificado atribuído a plataformas que cumprem as melhores práticas do mercado digital e da utilização da Internet e tenha sempre em atenção à sua cibersegurança, questione e procure informação em caso de dúvidas.
  • Moda e Inteligência Artificial
12 Maio 2021, 07h45

Atualmente as grandes lojas têm o seu comércio digital, mas nem sempre em modalidades únicas, podendo este ser realizado através de e-commerce ou por via do marketplace, que apesar de serem plataformas virtuais, são dois tipos de comércio distintos.

O e-commerce é uma loja virtual onde uma marca vende seus produtos, acautelando todo o processo comercial, desde a compra até a entrega ao consumidor. Nesta plataforma pode verificar-se uma terceirização de um determinado serviço (de entregas, por exemplo), no entanto o produto adquirido vem diretamente dessa marca.

Já no marketplace o funcionamento é diverso, por ser uma plataforma virtual em que se encontram reunidos vários produtos de diversas marcas, em que existe uma gama mais vasta de produtos à venda e não somente de uma marca. Aí, o consumidor compra um produto à plataforma que é proprietária do sítio digital, ou seja, daquele espaço virtual, porém os produtos são de outras marcas e não necessariamente da proprietária desse espaço. É como se fosse uma grande montra em que muitas marcas expõem seus produtos aos consumidores.

As manutenções destes modelos de negócio também são diferentes: o marketplace exige menos gastos, pois o investimento principal está para a criação de uma plataforma virtual, bem como a sua manutenção em termos gestão das suas operações. O número de colaboradores envolvidos é menor, além de não existir a necessidade de armazenar produtos. Em suma, é apenas um elo de ligação entre as marcas e os consumidores, ou seja, passa a informação de compra, enquanto a marca faz o envio direto ao consumidor.

Por outro lado, manter um e-commerce requer investimentos, independentemente da amplitude da oferta dos seus produtos. Ainda que seja mais diminuto, alguns custos são essenciais, tais como a aquisição, o armazenamento, a separação, o preparo e o envio das mercadorias. Nesta área, é preciso investir mais em termos de: mão de obra; locais para armazenamento; provedores logísticos de entrega; entre outros detalhes importantes.

Nas suas compras virtuais procure o selo CONFIO que é um certificado atribuído a plataformas que cumprem as melhores práticas do mercado digital e da utilização da Internet e tenha sempre em atenção à sua cibersegurança, questione e procure informação em caso de dúvidas.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Visite o nosso site DECO.PT. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.