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Qual foi a última publicidade que viu no telemóvel?

É um desafio para um marketeer planear uma campanha para uma determinada audiência na mobile web ou in-app. Tem de planear os objetivos da sua campanha, sejam eles brand awareness, aquisição de clientes ou reengagement. Para além disso, é necessário segmentar as audiências e escolher o formato publicitário mais vantajoso.
29 Abril 2016, 12h30

O investimento publicitário no canal mobile duplicou nos últimos dois anos e esse é o sinal que os tempos estão a mudar. Os consumidores estão cada vez mais tempo online através dos seus smartphones e esta audiência é passível de ser analisada com base em mais variáveis de segmentação, permitindo uma criação de mais conhecimento factual e em tempo real capaz de identificar novos padrões, permitindo um maior engagement e maiores taxas de conversão.

Com a evolução das TI têm existido avanços significativos na área de Performance Marketing e uso de tecnologias avançadas de análise de dados. Acima de tudo, a evolução das TI tem permitido que o processo de tomada de decisão de investimento publicitário por parte de anunciantes e publishers seja mais racional e tenha em conta um maior número de variáveis que otimizem o ROI de cada campanha efetuada, em tempo real.

Estamos a assistir a um avanço do estado da arte, via métodos avançados de Machine Learning para a previsão e otimização de campanhas de publicidade da área de dispositivos móveis (mobile). Estes métodos oferecem um caminho para algoritmos inteligentes capazes de identificar novos padrões para realizarem decisões de negócios mais rápidas e mais ajustadas, que são um tema chave nesta indústria.

Para além disso, estes processos de algoritmia ao serviço da publicidade online constituem uma vantagem competitiva para o mercado de compra e venda de publicidade mobile programática. Estes refinam o sucesso de cada campanha publicitária, removendo ineficiências na tomada de decisão e no investimento em milissegundos através da análise de Big Data e utilizando técnicas programáticas para capitalizar a informação decorrente da análise de dados, combinando real-time bidding e monitorização de resultados.

Lembra-se da última publicidade que viu no seu telemóvel? Muito provavelmente o produto que viu foi objeto de um avançado processo de seleção e otimização que ocorreu no momento em que abriu uma determinada página web ou uma App. A publicidade que viu foi dirigida a si, tendo em conta o seu perfil e outras variáveis tomadas em consideração por vários players de mercado que estão interligados numa complexa rede de mediação de serviços publicitários online.

Artigo escrito por Luís Garcia, Project Director da OLAmobile

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