[weglot_switcher]

Qualifica IT vai reconverter mais 75 licenciados desempregados

Começou a 2.ª edição do programa Qualifica IT, que tem como objetivo formar e reconverter licenciados desempregados para o setor das TICE (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica), facilitando a sua entrada no mercado de trabalho.
16 Setembro 2017, 09h29

Resultante de uma parceria entre a InvestBraga, a Universidade do Minho e o IEFP, a 1.ª edição do Qualifica IT garantiu uma elevada taxa de empregabilidade, entre os participantes que terminaram a formação. A 2.ª edição do programa arranca com 75 licenciados desempregados, que terão formação durante cerca de 30 semanas.
Lançado em julho de 2015, o Qualifica IT insere-se na estratégia integrada da InvestBraga para a captação de investimento na região de Braga e para a promoção do emprego qualificado. O programa tem como objetivo dotar licenciados desempregados das competências adequadas às necessidades das empresas da área de desenvolvimento de software, favorecendo a colocação nas empresas tecnológicas, existentes na região.
Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, revela que “os excelentes resultados da 1.ª edição do programa, que contou com 100 participantes, justificam a continuidade deste projeto, que, por um lado, combate o desemprego, e, por outro, garante que existe mão-de-obra altamente qualificada, por forma a responder às necessidades de contratação das empresas locais do setor e atrair ainda mais empresas da área das tecnologias para Braga”, explicou , acrescentando que “é preciso talento para atrair investimento”.
O responsável destacou ainda que a reconversão de competências nesta área é de grande importância, por se tratar de “um setor com elevada taxa de empregabilidade e em que, muitas vezes, as empresas têm dificuldades em encontrar recursos humanos suficientemente especializados”.
À InvestBraga, à Universidade do Minho e ao IEFP juntam-se mais de 20 empresas presentes na região, como a Accenture, a Bosch Car Multimédia, o grupo dst, a WEDO Technologies e a Primavera BSS, entre outras, onde os formandos farão o estágio final de formação.
“Muitos dos formandos da edição anterior acabaram por ficar a trabalhar nas empresas onde realizaram o estágio. Contamos já com a participação de 20 empresas, mas estamos ainda a estabelecer protocolos com outras empresas que estejam igualmente interessadas em colaborar”, conclui o presidente da InvestBraga.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.