[weglot_switcher]

Quanto gastaram as ‘big five’ esta época? La Liga ‘abriu os cordões’, Premier League mais contida

Terminaram as inscrições: que comece o espetáculo futebolístico no ‘Velho Continente’. Quem gastou mais entre as principais ligas de futebol europeias?
6 Setembro 2018, 18h23

O contínuo crescimento das verbas associadas aos direitos televisivos leva a que as ‘big five’ – as cinco principais ligas europeias: Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França – leva a que estes países continuem a dominar os gastos em jogadores na Europa. De acordo com um estudo do site PrimeTimeSport, Espanha é a Liga que mais aumentou os seus gastos em contratações de jogadores em relação à época anterior.

A La Liga aumentou o seu investimento em 59% face à época de 2017/18. Os clubes espanhóis apostaram forte e na nova época investiram 884 milhões de euros, uma verba significativa tendo em conta os 556 milhões gastos na temporada transata. Os maiores investimentos vieram de Madrid já que os ‘merengues’ gastaram 145,75 milhões de euros.

A Serie A italiana quer voltar à ribalta do futebol europeu e os clubes italianos perceberam que tinham de gastar mais. Assim, os clubes italianos passaram de um gasto total de 850 milhões de euros na época passada para 1.041 milhões de euros (dos quais Ronaldo foi responsável por 117 milhões de euros num total de 256,9 milhões de euros gastos pela Juventus).

No top-3 das grandes ligas europeias que mais gastaram neste verão, surge a Premier League. Apesar de uma redução de 11% do montante gasto em jogadores (de 1.573 milhões de euros para 1.400 milhões de euros neste mercado), Inglaterra manteve-se entre as Ligas que mais investem em futebolistas, num mercado onde os guarda-redes dominaram: Allison e Kepa.

Alemanha e França também reduziram os seus gastos. A Bundesliga passou de 574 milhões de euros para 467 milhões de euros, menos 19%; a Ligue 1 investiu menos 46%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.