[weglot_switcher]

Quanto vale a hotelaria da Madeira?

Em 27 anos os proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros, na Madeira, são quatro vezes superiores. Os hotéis é a área com o maior peso.
27 Agosto 2018, 07h45

O turismo da Madeira tem obtido inúmeras distinções ao longo dos tempos. A hotelaria tem sido um dos principais motivos do progresso do setor. Só em dormidas concentrou 85,8%, em junho, do total dos estabelecimentos turísticos. Mas já se questionou quanto é que vale a hotelaria madeirense, em termos de proveitos, e os progressos que a receita tem tido ao longo dos anos.

Os dados da Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM) calcula em 405 milhões de euros os proveitos totais, obtidos pelos estabelecimentos hoteleiros, da Região Autónoma, em 2017.

A influenciar fortemente esse número estão os hotéis que contribuíram com 284 milhões de euros, em 2017, seguido pelos hotéis-apartamentos (79 milhões de euros) e pelas estalagens que representam 25 milhões de euros de proveitos totais em termos de estabelecimentos hoteleiros.

Estes são números animadores e que revelam também o progresso que os estabelecimentos hoteleiros têm tido ao longo dos tempos em termos de proveitos totais.

Por exemplo em 1991 foi o primeiro ano, de acordo com a DREM, em que se passou os 100 milhões de euros, de proveitos totais. Nesse ano os hotéis representavam 77 milhões de euros, enquanto que os hotéis-apartamentos se ficavam pelos 19 milhões de euros, e as estalagens pelos 692 mil euros.

A primeira vez em que os hotéis representaram mais de 100 milhões de euros, em proveitos totais, temos de ir a 1998.

Em 27 anos a evolução foi tremenda. Os proveitos totais dos estabelecimentos hotelaria são quatro vezes maiores uma evolução que acaba por se alastrar por hotéis, hotéis-apartamentos, e estalagens, que representam as maiores fontes de receitas do alojamento hoteleiro.

E neste percurso há ainda que consideram que por exemplo, e de acordo com os dados da DREM, os aldeamentos turísticos não representavam qualquer tipo de receita em termos de estabelecimentos hoteleiros. Em 2008 começam a dar o seu contributo, com 1 milhão de euros, e em 2017 já chegaram aos 2 milhões de euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.