[weglot_switcher]

Quanto vale o “Clássico”? Díaz é o mais valioso da Liga mas plantel do FC Porto perdeu 6,2 milhões de euros desde agosto

Plantel do FC Porto está avaliado em 278,3 milhões de euros, menos 2,2% (ou 6,2 milhões de euros) do que aquilo que acontecia no início da época, altura em que o mesmo grupo de jogadores valia 284,5 milhões de euros. Luís Díaz, o grande ausente do “Clássico”, é agora o futebolista mais valioso entre todos os jogadores da Liga.
  • Luís Díaz (FC Porto)
30 Dezembro 2021, 13h00

FC Porto e SL Benfica defrontam-se esta quinta-feira para o último “clássico” de 2021, que será também a derradeira partida para as duas equipas. Separados por quatro pontos de diferença, “dragões” e “águias” têm neste embate um duelo importante: o FC Porto quer igualar o Sporting CP na liderança do campeonato e o SL Benfica quer colocar-se ao duo da frente e evitar ficar a sete pontos dos primeiros classificados, apesar de ainda faltar mais de metade da Liga para jogar.

Na liga dos milhões, o equilíbrio impera com as duas equipas mais valiosas do campeonato muito próximas em termos de valor de mercado, de acordo com a última atualização do site “Transfermarkt”, portal que avalia os passes dos futebolistas, datada de 27 de dezembro deste ano.

Assim, o plantel do FC Porto está avaliado em 278,3 milhões de euros, menos 2,2% (ou 6,2 milhões de euros) do que aquilo que acontecia no início da época, altura em que o mesmo grupo de jogadores valia 284,5 milhões de euros.

No entanto, desde o início da época, o plantel do SL Benfica foi o que mais desvalorizou entre todas as equipas da principal Liga portuguesa. É possível retirar essa conclusão a partir da análise comparada dos valores dos plantéis entre 1 de agosto e 27 de dezembro deste ano.

Mais valioso do plantel: Díaz destrona Corona

Nesta última avaliação, o extremo colombiano Luís Díaz tornou-se o futebolista mais valioso dos “azuis e brancos” com um valor de mercado de 40 milhões de euros: mais 15 milhões de euros do que valia em julho deste ano. Aliás, desde que o talentoso futebolista sul-americano chegou ao Porto, o seu passe futebolístico já valorizou 33 milhões de euros. É agora, o jogador mais valioso da Liga portuguesa.

Ainda no que diz respeito a valorizações, destaque para o guarda-redes Diogo Costa que, desde setembro deste ano até dezembro, viu o seu passe futebolístico valorizar de 10 milhões de euros para 16 milhões de euros, fruto da titularidade que tem assumido desde o início da época na equipa liderada por Sérgio Conceição.

E se Luís Díaz é agora o jogador mais valioso do plantel do FC Porto, destaque para a enorme desvalorização do passe futebolístico do extremo mexicano Jesús Corona. Em fim de contrato e sem perspetiva de renovação, o outrora influente extremo sul-americano deu um tombo de 8 milhões de euros em sete meses: de 30 milhões de euros para 22 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.