Quanto vale uma música de Natal? Este tema vale mais de um milhão de euros por ano

“Merry Xmas Everybody”, da banda rock britânica “Slade” ocupa o primeiro lugar numa lista onde cabem entre outros, Mariah Carey, os Wham e Bing Crosby.

Com mais uma quadra natalícia a aproximar-se, as rádios tocam novamente os sucessos musicais que se enquadram nesta época. E por mais anos que passem, são raras as mudanças das playlists. Mas será possível aos autores dessas músicas conseguirem viver dos direitos desses temas?

A resposta é sim. Um artigo do jornal britânico “The Independent” publicado esta segunda-feira, divulga uma pesquisa feita pela estação televisiva “Channel 5”, com o top-10 dos artistas que mais dinheiro recebem pelas suas canções de Natal anualmente.

“Merry Xmas Everybody” da banda rock britânica “Slade”, é a música que mais dinheiro dá a ganhar anualmente, com mais de um milhão de euros em direitos de autor. Em seguida surgem os “The Pogues and Kirsty MacColl, com “Fairytale of New York” numa faturação de 443 mil euros, valor idêntico auferido por “All I Want for Christmas is You” de Mariah Carey.

No quarto lugar aparece “White Christmas” de Bing Crosby, com 363 mil euros em direitos de autor e a fechar o top-5, “Last Christmas” by Wham!, com uma faturação anual de 332 mil euros. Nesta lista dos dez mais entram ainda “Wonderful Christmas time” de Paul McCartney, “Stop the Cavalry” de Jona Lewie, “2000 Miles” dos Pretenders, “Mistletoe and Wine” de Cliff Richard e “Stay Another Day” dos East 17.musica

Recomendadas

Fazer vinho como os romanos e gregos, mas com a ajuda da inteligência artificial

Cimento para substituir a madeira. Empresa fundada por jovem engenheira junta-se a especialista em inteligência artificial para melhorar as cubas de cimento que inspiram-se nas ânforas e kvevris utilizadas pelos gregos, romanos, persas e etruscos para fermentar e armazenar vinho.

“Valorização dos salários é crítica”, reconhece ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Ana Mendes Godinho garante que o governo continuará a implementar medidas suplementares para a valorização do salário e, nesse sentido, anunciou que já em março vai ser lançada uma iniciativa dirigida às empresas que contratem jovens com contratos permanentes e um valor mínimo de 1.320 euros de vencimento. As empresas serão apoiadas pelo Estado no pagamento desse vencimento.

Descida da inflação permite corte de 2,5% em Angola

A consultora Oxford Economics Africa considerou este sábado que a descida da inflação para 12,2% durante este ano dará espaço ao banco central de Angola para descer a taxa de juro para 250 pontos base.
Comentários