Quase 72% dos portugueses conhecem (pelo menos) uma língua estrangeira

Proporção de população com conhecimento de línguas estrangeiras aumentou 20,3 pontos percentuais entre 2007 e 2016, segundo o Inquérito à Educação e Formação de Adultos do Instituto Nacional de Estatística, hoje divulgado.

O Inquérito à Educação e Formação de Adultos do Instituto Nacional de Estatística revela que  71,8% da população entre os 18 e os 64 anos conhece outra língua para além do português. Em 2007 eram apenas 52,0% e em 2011 somavam 61,3%.

O inglês é essa primeira língua estrangeira, sendo o segundo idioma a seguir à língua materna: 59,6% da população entre os 18 e os 64 anos diz conhecê-la. Já para 21,5% dos portugueses, a língua estrangeira a seguir à materna é o francês enquanto para 14,8% é o espanhol.

Uma análise mais fina ao inglês permite concluir que 33,8% dos que disseram conhecer esta língua conseguia perceber e comunicar razoavelmente e produzir textos simples e 25,6% dominavam-na perfeitamente (na forma oral e escrita).

O INE conclui igualmente que o conhecimento de línguas estrangeiras é mais elevado para a população mais jovem, para os estudantes e para os mais escolarizados.

Em 2016, Portugal ocupava uma posição intermédia no conjunto dos países europeus em termos de conhecimento de línguas estrangeiras e foi aquele que mais aumentou a proporção de população com conhecimento de línguas estrangeiras (20,3 pontos percentuais ) entre 2007 e 2016.

 

Recomendadas

Eduardo Cabrita é candidato a diretor executivo da Frontex

O ex-ministro da Administração Interna apresentou a sua candidatura individual a este cargo em julho, tendo sido uma das 78 inscrições internacionais à posição máxima neste órgão europeu, avançou a rádio “Renascença” e confirmou o jornal online “Observador”.

Sindicatos desconvocam greve no Metro de Lisboa marcada para quarta-feira

No entanto, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações entregou um novo pré-aviso de paralisação para 25 de outubro.

Saiba onde vão estar os radares da PSP neste mês de outubro

A Polícia de Segurança Pública tem uma lista de locais onde haverá operações de controlo de velocidade. Em Lisboa, esta quinta-feira, a ação ocorreu no Arco do Cego. Amanhã o foco será Amadora, Setúbal, Portalegre, Leiria, Bragança, Braga e Beja.
Comentários